Objetivo da primeira competição é promover o hábito da escrita entre os estudantes da rede estadual
A partir da próxima segunda-feira (19), 2,4 milhões de estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio de São Paulo participam da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. O cronograma prevê a aplicação da prova até o dia 27 de agosto, começando pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) visa promover o hábito da escrita e valorizar o aprendizado de língua portuguesa. Assim como aconteceu com a Olimpíada de Matemática, os estudantes estão em busca de mais de 100 mil medalhas de ouro, prata e bronze. Os professores, escolas e diretorias de ensino também serão reconhecidos. A entrega das medalhas está prevista para o mês de novembro.
O coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior, explica que a competição terá uma única fase e os alunos irão utilizar a plataforma Redação Paulista. “Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. Cada turma, com seu ano e série, deverá seguir um tema diferente, e receberá textos de apoio, assim como acontece nos vestibulinhos e vestibulares. A escrita da redação para a Olimpíada deverá acontecer obrigatoriamente na escola do estudante”, reforça Roberto Serra Campos Júnior.
De acordo com o coordenador de olimpíadas da Educação, para os estudantes do Ensino Médio, a Olimpíada de Redação também será uma ferramenta importante para o Provão Paulista, Enem e outros vestibulares do fim do ano. Neste ano letivo, a Educação aumentou em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio. Além das aulas de língua portuguesa, os estudantes têm acesso à disciplina de redação e leitura