Eduardo Micheletto
O Jornal Zona Sul Notícias inicia nessa edição, sua série especial de entrevistas com os subprefeitos da região. O primeiro administrador regional a ser sabatinado pelo veículo, será Renato Galindo Jardim da Silva, que atualmente está a frente da Subprefeitura da Cidade Ademar.
Renato tem 46 anos, é Bacharel em Administração de Empresas pela FASP (Faculdade Associadas de São Paulo), passou pela UNIP no curso de Engenharia Industrial e também é Técnico em processamento de Dados. Esteve como gestor de empresas no Grupo On Log Atacado e Varejo Papelaria, e de unidades lotéricas. Em experiência pública Renato Jardim foi chefe de gabinete da Subprefeitura Vila Mariana de 2012/2015.
O Subprefeito foi presidente do Rotary Club Cidade Dutra de 2011/2013 e fundador do Rotaract Club Cidade Dutra. Além disso, ele concretizou o Marco Rotário da Região e contribuiu com vários projetos humanitários. No mesmo período de 2011/2013 foi presidente da AESUL-Associação Empresarial da Região Sul, fortalecendo o empreendedorismo. Membro Ativo e Regular da Loja Maçônica Fé e Equilíbrio e Luz desde 2005, esteve como Conselheiro Regional da AACD de 2013/2015.
“A vida pública apareceu da inquietude de não querer ficar no sofá reclamando do que estava acontecendo. Acho que as ações sociais são extremamente importantes para a sociedade e a minha proximidade com a família Goulart, me aproximou desses ideais. Um cargo executivo te aproxima de ações mais efetivas, você está na ponta, com a tomada de decisão”, finaliza.
Confira a entrevista completa
Como funciona o serviço de zeladoria da Subprefeitura da Cidade Ademar? E como o munícipe pode pedir este serviço?
Os munícipes devem fazer as solicitações de serviços de zeladoria por meio do canal oficial da Prefeitura, pelo Portal 156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal) no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156. Tenho procurado ter muito diálogo com todos os munícipes da região, sobre os nossos gastos, atualmente temos uma verba de R$ 34 milhões, sendo que R$ 8 milhões destes são destinados para a manutenção dos piscinões. Deixando assim, a Subprefeitura com uma verba menor que as outras, sendo que as necessidades são iguais ou maiores. Estou tentando equalizar essa conta, com a vinda de emendas parlamentares dos vereadores.
Além disso, temos um agravante que a maioria das praças que foram revitalizadas na gestão anterior estão degradadas, causando um novo gasto para a Subprefeitura, que terá que praticamente “refazer” as praças. É preciso que os moradores tenham um sentimento de “pertencimento” não só destas áreas, mas também de toda a localidade, a fim de terem um zelo maior sobre o local onde eles moraram. Nas reuniões que tenho participado, tenho procurado alertar os moradores sobre essa questão. Uma frase que tenho nesses encontros, é que grandes obras mudam uma cidade, pequenas ações mudam a vida das pessoas. Espero que essa conscientização cresça em todos que habitam aqui.
O descarte irregular de lixo é outro grave problema em nossa região. Como funciona esse trabalho na Subprefeitura da Cidade Ademar?
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), informa que o Revitaliza SP, projeto que elimina e revitaliza pontos de descarte irregular na cidade, já revitalizou este ano cerca de 57 pontos viciados e foram retiradas cerca de 230 toneladas de resíduos. Ao todo, a capital tem 2.403 locais com acúmulo de lixo em local indevido. Durante as revitalizações são realizadas ações de limpeza, decoração do espaço e educação ambiental com a comunidade local.
Para manter a zeladoria nesses locais, mensalmente a operação cata-bagulho passa nas vias coletando entulho, grandes objetos e eletrodomésticos – a programação pode ser conferida no site da autarquia (www.amlurb.sp.gov.br ). Além do serviço de varrição, a região também conta com o serviço de coleta mecanizada de entulho. A fim de incentivar o descarte correto dos materiais, a Subprefeitura da Cidade Ademar receberá um novo ecoponto, totalizando três na região.
Em outra iniciativa para coibir o descarte irregular, as equipes de conscientização ambiental realizam ações porta a porta para orientar os munícipes sobre o descarte correto dos materiais, endereços dos Ecopontos mais próximos, programação da operação cata-bagulho e horário da coleta domiciliar. Durante a pandemia, a fim proteger os educadores e também a população, as equipes deixam os informativos nas caixas de correspondência. A Prefeitura de São Paulo registrou uma queda de 64% no número de pontos viciados de lixo na capital, considerando que em 2016 haviam cerca de 4 mil pontos e atualmente existem 1.439, segundo último mapeamento realizado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB). Essa diminuição faz parte de um conjunto de iniciativas para combater o descarte irregular na cidade, como ações de fiscalização, educação ambiental, revitalização e aumento no número de Ecopontos.
Em janeiro de 2020, a AMLURB lançou o Revitaliza SP, um projeto que eliminou e revitalizou 900 pontos viciados, por meio de limpeza e educação ambiental. Até o momento, o projeto já retirou aproximadamente 2,8 mil toneladas de resíduos das ruas. A ação, que além da retirada do lixo envolve pintura de guias, muros e paisagismo, é realizada em parceria com os consórcios de varrição, coleta domiciliar, com as Subprefeituras e com os moradores.
Vale ressaltar que a contribuição da população é fundamental para manter as ações de zeladoria da cidade. O descarte irregular de material em vias públicas está sujeito a multa no valor de R$ 819,81 (abaixo de 50kg) até R$ 17.447,82 (acima de 50kg), conforme os artigos 160 e 161 da Lei 13.478/02, além de ser considerado crime ambiental.
Em relação aos moradores em situação de rua? Como é feito esse trabalho na Subprefeitura da Cidade Ademar?
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realiza busca ativa para abordar pessoas em situação de rua e oferece acolhimento nos equipamentos da rede socioassistencial. Importante ressaltar que o aceite é voluntário.
A população também pode ajudar solicitando uma abordagem social pela Central 156 (ligação gratuita, nas opções 0 e em seguida 3). O acionamento da abordagem pode ser anônimo, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência e características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.
Qual a importância da mídia local na divulgação das ações realizadas pela Subprefeitura local? Em especial o Zona Sul Notícias?
A mídia local é extremamente importante na divulgação das ações realizadas pela Subprefeitura, pois ela chega, a população mais necessitada e que às vezes, não tem acesso aos grandes veículos de comunicação, como Rádio, TV e Portais da Internet. Atualmente estamos com uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, que consome as notícias publicadas por esses jornais locais. Além disso, é importantíssimo termos parceiros nesse sentido, e o Zona Sul Notícias, é um deles, pois informa os bairros periféricos da região, trazendo uma informação de qualidade não só no seu jornal impresso, mas também no seu portal de notícias.