Convite para o Prêmio Inezita Barroso

Convite para o Prêmio Inezita Barroso

Sessão solene de entrega do Prêmio Inezita Barroso será realizada na Câmara Municipal de SP

Reconhecimento é destinado a artistas que promovem a música caipira de raiz e a cultura nacional

 

Laisa Amorim

A moda de viola será celebrada no dia 10 de março, às 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Sessão Solene de Entrega do Prêmio Inezita Barroso, honraria destinada a artistas e personalidades que contribuem para a promoção da música caipira de raiz e da arte nacional. O evento parte de uma iniciativa do mandato do vereador Jair Tatto que, por meio da Resolução 17/23, da Câmara Municipal de São Paulo, institui o prêmio no âmbito do município.

Convite para o Prêmio

Os homenageados da edição são André Moraes, Duo Violas Brasileiras, Ivan Lobo, Kátya Teixeira, Luiz Alfredo Xavier, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Pereira da Viola, Reinaldo Bressani e Rubinho do Vale, todos nomes que exaltam a cultura nacional.

Considerada uma das maiores artistas da moda de viola, não haveria outro nome mais apropriado para a honraria. Inezita Barroso deu os primeiros passos no caminho da música aos sete anos de idade, dando início a uma vida voltada à arte. Além disso, apresentou o programa Viola, Minha Viola, na TV Cultura, por mais de 35 anos. Faleceu em 2015, mas o seu legado permanece e a realização do evento é mais uma prova de que a música caipira segue viva, sendo passada de geração a geração.

A valorização da cultura regional é uma das bandeiras de Jair Tatto que, há anos, apoia a realização de apresentações e eventos artísticos, como o Festival São Paulo Cidade Violeira, Som do Mato, Vozes do Cerrado, Expressões Sonoras, Brasil Festeiro, Violas em Cantoria – Diálogos Musicais e Dois Rios.