Rede Olímpica da leva modalidades de alto rendimento para jovens em diferentes regiões de São Paulo

Com investimento de R$ 15 milhões em 2025, programa descentraliza o Centro Olímpico e oferece formação esportiva para crianças e adolescentes
A Prefeitura de São Paulo segue fortalecendo a Rede Olímpica e amplia as oportunidades para a prática de esportes de alto rendimento na cidade. O programa leva a diferentes bairros a especialização esportiva para jovens entre 6 e 18 anos, com o objetivo de iniciar a formação de futuros atletas e promover a transferência para o COTP ou outros clubes. Em 2025, foram investido cerca de R$ 15 milhões para manutenção e continuidade das atividades.

No final de 2024, a Rede Olímpica contava com 1.291 atletas ativos. No primeiro semestre de 2025, são 1.198 participantes, sendo 55% mulheres (659 atletas) e 45% homens (539 atletas). Entre as modalidades mais procuradas, considerando dados gerais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e das peneiras do Centro Olímpico, destacam-se o futebol e o vôlei.

O programa foi criado em dezembro de 2021 para descentralizar o atendimento do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). O acesso às modalidades pode ser feito por inscrição livre, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência para emissão da carteirinha do centro esportivo ou por peneira, a depender da unidade e do esporte. Não há necessidade de laudo médico nem limite de tempo para permanência no programa.

Embora não haja bolsa financeira, todos os alunos-atletas recebem uniformes. A partir de 2025, cada modalidade passou a ter seu próprio plano de competições, incentivando a vivência esportiva em torneios municipais e regionais.

Judô no Centro Esportivo Náutico Guarapiranga

Unidades e modalidades da Rede Olímpica: 

  • CE Pirituba: futebol, handebol, basquete, boxe e luta olímpica
  • CE Cambuci: voleibol, judô e ginástica artística
  • CE Guarapiranga: canoagem, vela e judô
  • CERET: futebol
  • CEPEUSP: tênis de mesa e canoagem
  • CE Vila Curuçá: breaking (em transição para tênis de mesa)
  • CE José Bonifácio: judô, boxe e luta olímpica