Naming Rights em centros esportivos da Capital

Prefeitura abre consulta pública para cessão de naming rights de centros esportivos

Em ação inédita no setor público, a Prefeitura lança proposta de cessão do direito de denominação (naming rights) de três locais: Centro de Esportes Radicais, Centro Esportivo Brasil-Japão (que abriga o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi) e o Modelódromo. Os dois primeiros ficam no Bom Retiro e o terceiro, no Ibirapuera. A intenção é atrair recursos e alavancar investimentos na infraestrutura esportiva, formação de talentos e patrocínios nas diversas modalidades. Até 27 de setembro, a sociedade civil poderá contribuir com o projeto.

Esses equipamentos são os únicos espaços públicos da cidade voltados especificamente à prática de esportes olímpicos como skate, BMX, beisebol e softbol, além de sumô e aeromodelismo. De acordo com a modelagem inicial, por um período de cinco anos, os parceiros poderão acrescentar um sufixo ao nome original e expor a sua marca comercial nas dependências dos centros esportivos, conforme regulamento.

Contrapartida – Caberá à iniciativa privada o pagamento de um valor anual ao município. Parte desse montante, 75%, deve retornar em compensações sociais nos próprios equipamentos, como melhorias nos espaços, realização de eventos abertos ao público, organização de competições e auxílios financeiros para atletas e equipes. Com esta proposta, a cidade de São Paulo se torna pioneira em relação à exploração de naming rights em centros esportivos públicos com finalidade de impacto social.

A partir de hoje e até 27 de setembro, a consulta pública está aberta para contribuições da sociedade civil, que também poderá se manifestar por meio de audiência pública virtual em 14 de setembro, das 15h às 16h (tinyurl.com/6hmw7uz9). Sugestões, opiniões ou críticas podem ser enviadas para o e-mail namingrights@prefeitura.sp.gov.br.

Próximos projetos – A Prefeitura também está desenvolvendo outros projetos de parceria, em especial para implantação de modalidades como vôlei de praia e levantamento de peso. Além disso, a Administração Municipal quer requalificar e aumentar o número de centros esportivos de alto desempenho, inclusive para formação de atletas olímpicos, que poderão receber auxílio financeiro da iniciativa privada. O aporte poderá se dar, também, em equipamentos e benfeitorias, incluindo atividades gratuitas para a população.

Saiba mais: tinyurl.com/kubvfm5m.