Planetário divulga calendário com as principais datas astronômicas de março
O Planetário do Parque do Carmo, em homenagem ao mês das mulheres que acontece em março, vai realizar uma série de palestras on line. A primeira será no dia 04/03, às 19h, com o tema: “Astronomia e Paleontologia: Marte Escava!”. A convidada Lucy Gomes de Souza, doutora em zoologia com enfoque em Paleontologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ajudará a entender um pouco mais da paleontologia e como é o estudo e procura vestígios de vida. Ela falará sobre a Ciência e sua relação com a sociedade e o impacto disso nas minorias sociais. O evento será transmitido no YouTube através do canal Make Science BR.
No dia 11/03, Sandra Kaffkam, mestre pela ECA-USP em Poéticas Visuais, especialista em Mídias Interativas pelo Senac e doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em Artes Visuais, falará sobre: “Convergências: arte ciência e tecnologia”. Como a arte pode ser inserida no contexto da divulgação científica, levando mensagens de forma agradável e marcante ao público. Em seu trabalho artístico, são usados vários recursos tecnológicos interessantes, trazendo temas científicos para discussão.
A convidada Angélica Bianchini Sanchez, doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo com ênfase em genômica comparativa e no desenvolvimento de métodos analíticos (HPLC-MS/MS) para análise de biomoléculas e metabólitos microbianos de interesse biotecnológico e ambiental, falará sobre como a diferença entre as composições atmosféricas dos planetas impacta o DNA? Como usar bactérias para viabilizar o solo de outros planetas?
Já no dia 25/03, o tema será “Viaje pelo Tempo! O conceito de tempo no Ensino de Física”, que será abordada pela professora Fernanda Cavaliere. Ela é doutora na área Ensino de Física, com ênfase no conceito de Tempo no Ensino.
Veja o calendário com as principais datas astronômicas deste mês
05/03 – Lua Minguante
9 e 10/03 – Conjunção entre Mercúrio, Júpiter e Saturno e a Lua: poderá ser visto à leste um pouco antes do amanhecer
11/03 – Conjunção entre Lua, Mercúrio, Júpiter e Saturno: poderá ser visto à leste um pouco antes do amanhecer
13/03- Lua Nova: essa é a melhor fase para se observar objetos mais fracos, como galáxias, pois a luz da Lua não interfere
20/03- Equinócio de outono: início do outono no Hemisfério Sul. O Sol iluminará os dois hemisférios de forma igual, resultando em dias e noites com mesma duração
21/03- Lua crescente
28/03 – Lua Cheia