Novas pistas da marginal do Rodoanel são liberadas nesta segunda-feira (2) — Foto: Reprodução/TV Globo

Novas pistas na marginal do Rodoanel, sentido litoral, são liberadas

Previsão inicial era de que as vias seriam liberadas às 6h deste domingo (1º), mas chuva adiou para madrugada desta segunda-feira (2). Trechos ficam entre o km 19+700 e o km 24+400, na região entre Osasco e Carapicuíba; mudança cria acesso à Rodovia Raposo Tavares.

 

A liberação das novas pistas na Marginal do Rodoanel Mário Covas, sentido litoral, foram liberadas na madrugada desta segunda-feira (2). A previsão era de que as vias seriam liberadas às 6h deste domingo (1º), mas a forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo levou a CCR a adiar.

Os trechos liberados ficam entre o km 19+700 e o km 24+400, na região entre Osasco e Carapicuíba, na Grande SP. Com as novas pistas, foi criado um novo acesso à Rodovia Raposo Tavares. Segundo a CCR, motoristas que estão no Rodoanel Mário Covas devem pegar a saída no km 20 para se dirigir à Raposo.

O acesso anterior, localizado no km 24+400, será fechado definitivamente.

“Os motoristas que estiverem saindo do trevo da Padroeira e não forem utilizar a Rodovia Raposo Tavares (SP 270) devem acessar a pista expressa na altura do km 23 do Rodoanel”, explicou a concessionária.

De acordo com a CCR, a liberação da nova via vai trazer mais segurança, fluidez e conforto para os motoristas que trafegam pela rodovia.

Novas pistas na marginal do Rodoanel Mário Covas, na Grande SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Contrato de R$ 3,4 bilhões

Obras do Rodoanel Norte  — Foto: TV Globo/Reprodução

O governo de São Paulo assinou o contrato de concessão com a empresa que venceu o leilão do trecho norte do Rodoanel. A Via Appia Fip Infraestrutura, da Corretora Sita, venceu o leilão em março deste ano, para terminar a obra.

O projeto tem valor de investimento previsto de R$ 3,4 bilhões e, segundo a estimativa do governo, deve gerar mais de 15 mil empregos e reduzir a circulação diária de 18 mil caminhões dentro da capital. O consórcio vencedor ficará responsável por investir R$ 2 bilhões para a finalização das obras, além de mais R$ 324 milhões para a implantação de projetos auxiliares.

A entrega que conclui totalmente o anel viário da Grande São Paulo está prevista para o segundo semestre de 2026.

A concessão terá validade de 31 anos. O trecho Norte do Rodoanel tem 44 km de extensão e seu trajeto passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, na Grande São Paulo. Com a conclusão dessas obras, que estão paradas desde 2018, o Rodoanel, que é um anel viário que liga todas as principais rodovias que chegam à capital, passará a contar com 175 quilômetros de extensão.

Serão quatro pontos de cobrança, mas sem as tradicionais cabines. Os motoristas vão pagar por tags ou aplicativos.

Atrasos

A obra era para ter sido entregue em 2014, mas passou por sucessivos atrasos. Em setembro de 2020, o então governador, João Doria, anunciou a retomada e que o trecho deveria ficar pronto em 2023.

A obra parada também virou descarte de lixo. A TV Globo flagrou dois homens que pararam uma camionete lotada de entulho e jogaram no meio da futura rodovia.

O trecho pendente do Rodoanel deve ligar a cidade de São Paulo à Rodovia Presidente Dutra e já custou mais de R$ 6,3 bilhões, valor 50% acima do previsto inicialmente segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo governo de São Paulo, encontrou, em fevereiro de 2020, quase 1.300 falhas no projeto e na estrutura da construção.

Pelo estudo, 59 pontos são considerados grandes falhas construtivas, como erosão em terrenos e estruturas, colunas desalinhadas e infiltrações.