Nova Passarela Flutuante é liberada no Rio Pinheiros - Reprodução TV Globo

Nova Passarela Flutuante é liberada no Rio Pinheiros - Reprodução TV Globo

Nova ciclopassarela flutuante é liberada para ciclistas e pedestres no Rio Pinheiros

Estrutura liga o Parque Bruno Covas à Ciclovia Rio Pinheiros; funcionamento é das 5h30 às 22h.

 

A ciclopassarela flutuante que liga o Parque Bruno Covas à Ciclovia Rio Pinheiros, na Zona Sul da capital paulista, foi liberada para ciclistas e pedestres no começo do mês de outubro. O funcionamento é das 5h30 às 22h

Esta é a segunda estrutura do tipo em operação. A primeira foi inaugurada em julho do ano passado na altura das estações de trem da Granja Julieta e João Dias.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Semil), o equipamento tem 100 metros de comprimento por três metros de largura e faz a interligação entre as duas margens. A estrutura ficará por tempo indeterminado.

A ciclovia temporária, que havia sido instalada durante as obras que ocorrem para contenção dos processos erosivos e do projeto Usina SP (acesso viário e fachada), será desativada.

Assim, o acesso pela Ponte Cidade Jardim à Usina São Paulo será interditado e o visitante poderá ingressar no parque Parque Bruno Covas pela passarela da Estação Vila Olímpia (veja mais abaixo).

Ainda conforme a Semil, testes de abrir e fechar a ciclopassarela flutuante foram realizados neste último fim de semana para garantir a segurança dos ciclistas antes da inauguração.

Veja como ficou:

Ciclovia-Parque

  • Pedestres podem utilizar a passarela da Vila Olímpia- ao lado da estação e caminhar em direção a Ponte Estaiada, acessando a Passarela Flutuante sentido Parque Bruno Covas;
  • Ciclistas podem entrar pela Ciclovia (Acesso Parque do Povo ou Vila Olímpia) e seguir sentido Ponte Estaiada, acessando a Passarela Flutuante sentido Parque Bruno Covas.

Parque-Ciclovia

  • Pedestres poderão acessar a Passarela Flutuante e seguir pela Ciclovia para utilizar a saída da Vila Olímpia
  • Ciclistas podem utilizar a Passarela Flutuante para acessar a Ciclovia e utilizar uma de suas saídas (Vila Olímpia e Parque do Povo)

Parque Bruno Covas

O Parque Bruno Covas recebe, em média, cerca de 150 mil usuários por mês. Ele abrange o trecho de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal.

Neste trecho já foram implantados ciclovia, pista de caminhada, playgrounds, áreas de piquenique, estações de ginástica, mirante e passarela flutuante, Centros de Convivência e apoio a visitação do Parque Global, Cidade Jardim, Pomar Urbano e Morumbi.

O local fica aberto todos os dias entre 5h30 e 22h. O acesso ao parque pode ser feito por meio de bicicleta, a pé ou de transporte público via CPTM. Caso o visitante opte por ir de carro, há duas opções de estacionamento, no Hub Global e na Usina SP.