Além do passeio São Paulo dos Imigrantes, público poderá participar de atividade conectando o samba à memória da cidade
Em comemoração dos 469 anos da capital paulista, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará o passeio São Paulo dos Imigrantes e a ação “Para Além do Trem das 11”, no dia 25 (quarta-feira). Na ocasião, a entrada para conhecer os espaços do equipamento cultural será gratuita.
Com início às 9h30, a primeira atividade refletirá sobre a diversidade e a herança cultural da cidade, por meio de visitas a diferentes lugares repletos de história, memória e significado que envolvem as imigrações boliviana, italiana, espanhola e libanesa. Para abrir o roteiro, será realizada uma breve visita à exposição de longa duração Migrar: experiências, memórias e identidades, enfatizando o módulo que menciona os bairros do Brás e da Mooca.
Na sequência, em uma van disponibilizada pelo MI, o grupo se deslocará a diversos espaços dessas regiões, seguindo também para o bairro do Ipiranga. No horário do almoço, os participantes desfrutarão de uma experiência gastronômica no tradicional restaurante familiar Paellas Pepe. Complementando o cronograma, o destino final será o Cemitério da Consolação, com destaque para a arte italiana e a herança patrimonial desse local, que foi a primeira necrópole da capital a abrigar os grandiosos jazigos das famílias cafeicultoras e industriais. A previsão de retorno ao ponto de partida é às 16h.
Mediado pelo gestor do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu, Henrique Trindade, pelo gestor de Pesquisa do Museu, Thiago Haruo, e pelo responsável pela programação cultural, Henrico Cobianchi, o percurso total terá cerca de 25 km, sendo recomendado levar um kit com água e alimentos leves. Com investimento de R$ 120 (incluindo o deslocamento e o almoço), o evento tem vagas limitadas e os interessados devem se inscrever antecipadamente.
Também em relação à data, o Núcleo Educativo oferecerá a atividade gratuita “Para Além do Trem das 11”, a partir das 15h. Na iniciativa, os visitantes conhecerão os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia e, a partir dessas composições, participarão de um bate-papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa.