Mímicos alertam motociclistas e pedestres sobre a Faixa Azul da Av. dos Bandeirantes

Esquetes tratam do respeito à velocidade máxima da via e do risco das tentativas de ultrapassagem entre motos na faixa dedicada; aos pedestres, o alerta é sobre a atenção redobrada necessária ao atravessar

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), realiza ação educativa destinada para motociclistas e pedestres que passam pela Av. dos Bandeirantes. O objetivo é acelerar o processo de adaptação dos usuários da via à existência e ao funcionamento da Faixa Azul, elevando os níveis de segurança. 

Nesta quinta (17) e sexta-feira (18), das 11h às 13h, os mímicos do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) farão a apresentação de três esquetes focadas na conscientização de motociclistas e pedestres. Duas delas tratam de temas caros à segurança dos motociclistas: respeito ao limite de velocidade de 50 km/h na Av. dos Bandeirantes e a imprudência que é forçar uma ultrapassagem dentro dos limites da Faixa Azul. A terceira esquete é destinada à segurança dos pedestres: a importância de realizar a travessia da avenida pela faixa e somente quando o semáforo estiver aberto para eles. Isso pois, com a existência da Faixa Azul, mesmo quando os carros estiverem parados, é possível que haja fluxo de motos. 

A performance acontece na faixa de travessia de pedestres do cruzamento com a Rua Conceição de Monte Alegre, próxima à Praça Carananduba. No local, há uma frente segura (bolsão destinado à parada das motos) logo antes da faixa de travessia de pedestres, ideal para a atividade educativa. Além das mímicas, faixas com as mensagens respectivas a cada esquete serão exibidas quando o tráfego estiver proibido para os veículos e liberado aos pedestres.

Sobre a Faixa Azul da Avenida dos Bandeirantes

A Faixa Azul na Av. dos Bandeirantes foi inaugurada no dia 6 de outubro, entre a Marginal Pinheiros e a Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, seguindo por esta até o Viaduto Aliomar Baleeiro, com extensão total de 8,5 km por sentido, somando 17 km. 

A estrutura da via é diferente da 23 de Maio, que é expressa e não tem interrupções – como transversais ou semáforos. Na 23, o projeto da Faixa Azul foi implantado em janeiro de 2022. Já as avenidas dos Bandeirantes e a Afonso D’Escragnolle Taunay são vias arteriais, com velocidade regulamentada em 50 km/h e 12 locais semaforizados, com travessias de pedestres. Por todas essas características, os motociclistas devem redobrar a atenção ao circular pelo local.