Hospital Geral de Taipas foi o único de administração direta, entre 9 unidades do país, que diminuiu em 63% o tempo de espera dos pacientesa
Com o método, o HGT reduziu em 63% o tempo de espera dos pacientes por um leito de internação e ampliou a capacidade de atendimento em 6%. Outro índice que apresentou melhoria no HGT foi o tempo de atendimento do paciente até a alta, reduzido em 29,7%. A lotação do hospital também caiu 38,2% desde julho deste ano, quando o Lean nas Emergências foi implementado.
“O projeto envolve todas as áreas do hospital, da entrada até a saída do paciente. Ao aplicar o Lean nas Emergências, melhoramos os processos, evitando desperdícios como, por exemplo, o excesso de estoque e o retrabalho, e reduzimos o tempo de espera, aumentando o giro de leitos e diminuindo a taxa de média permanência, o que reflete na redução da superlotação”, explicou o diretor técnico da unidade, Alex Neves Perez.
Ao todo, 80 hospitais de 24 estados do país participaram dos ciclos 7 e 8 do projeto, implantando, entre 2021 e 2023, as ferramentas da metodologia Lean. Em São Paulo, além do HGT, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto, também recebeu o reconhecimento pela aplicação do projeto.
O Hospital Geral de Taipas conta com 176 leitos, entre UTI adulto, pediátrica e neonatal, e realiza cerca de 15 mil atendimentos por mês. Localizada em Parada de Taipas, bairro da zona norte da capital paulista, a unidade é referência para 1,6 milhão de habitantes da região.