Governador em exercício faz visita técnica em estação da Linha 17-Ouro

Primeiro trem da nova linha passa por testes, enquanto segunda composição, que chegou da China em dezembro, aguarda liberação para ser transportada para a Capital

 

O governador em exercício Felicio Ramuth realizou na terça-feira (7), na zona Sul da capital, uma visita técnica ao primeiro trem da Linha 17-Ouro, que passa por testes no Pátio Água Espraiada, e à futura estação Vereador José Diniz, que tem 72% das obras concluídas. O segundo trem da operação desembarcou no Porto de Santos em dezembro e aguarda a liberação aduaneira para o início da operação logística de transporte, que trará os vagões em carretas até a capital.

No total, 14 composições farão parte da frota da nova linha, que tem previsão de inauguração em 2026 e ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, além da Linha 5-Lilás. As obras da Linha 17 foram retomadas nesta gestão, em setembro de 2023.

“Essa é uma obra emblemática para a população do estado de São Paulo, em especial para a cidade de São Paulo. Venho fazer essa visita para não só conhecer o trem, mas também o andamento da obra. Percebemos que realmente tudo aquilo que já havia sido planejado está sendo rigorosamente cumprido e caminhando dentro do previsto para que a gente possa entregar essa importante linha aos paulistanos”, avaliou Felicio.

O projeto da Linha 17-Ouro segue o sistema de monotrilho e tem obras aceleradas em sua primeira fase, composta por oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), além do Pátio Água Espraiada. Quando entregue, a primeira fase transportará mais de 93 mil passageiros por dia.

As obras da futura Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro, estão avançadas, com 72% da obra civil e sistema concluídas. Nesta etapa da obra civil, a estação está na fase de acabamentos externo e interno, piso tátil, topografia para paisagismo e estrutura metálica no elevador. Já em sistema, estão sendo implantadas as portas de plataforma, ventilação auxiliar, quadros de baixa tensão, elevadores, escadas rolantes e cubículos de média tensão.

Já o pátio Água Espraiada está com 66% das obras concluídas. Está na fase da execução de vigas-guia e da instalação de track switches (chaves de via). Este equipamento é utilizado para direcionar trens de uma via para outra, possibilitando assim maior eficiência e flexibilidade na operação.

“As obras da Linha 17-Ouro reforçam o compromisso desta gestão em modernizar e melhorar a mobilidade urbana de São Paulo. Essa linha será um marco na integração entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema de transporte público, beneficiando milhares de passageiros. Já recebemos dois trens que atenderão a linha e seguiremos trabalhando para que cada etapa avance com qualidade”, afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

Características dos trens da nova Linha 17-Ouro

O Governo de São Paulo contratou um lote de 14 composições da BYD Skyrail para atender exclusivamente à operação da Linha 17-Ouro. Atualmente, 12 trens estão em produção na China e chegarão ao Brasil ao longo de 2025, conforme o cronograma estabelecido.

As composições contam com o modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que, por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação.