A infraestrutura da instituição de ensino superior será inaugurada em 2023
A Faculdade Rudolf Steiner realizou o lançamento da Pedra Fundamental, inaugurando uma nova etapa do processo de construção de sua sede na Rua Irineu Marinho, 124, no Alto da Boa Vista, zona sul da capital paulista.
O evento ocorreu no último dia 29 e reuniu cerca de 120 pessoas, entre membros da comunidade acadêmica, como alunos, docentes, colaboradores e lideranças da instituição, além de representantes de organizações ligadas à Pedagogia Waldorf, metodologia de aprendizagem que propõe um olhar para o desenvolvimento humano de forma integral e que vem sendo implementada no país há seis décadas. A cerimônia ainda contou com homenagens, como declamação de poema e apresentação musical dos estudantes.
Atualmente situada no espaço da Escola Waldorf Rudolf Steiner, a instituição iniciou em abril desse ano as operações de fundação do seu novo prédio de 2.700m², infraestrutura que terá diversas características sustentáveis, entre elas a preservação de uma grande mangueira existente do terreno.
No canteiro de obras, onde ocorreu à cerimônia, foi depositada, no fundamento da edificação, uma caixa repleta de intenções positivas e votos para que o espaço destinado à educação de adultos possa cumprir sua missão sem dificuldades. A previsão é de que a nova infraestrutura da instituição de ensino superior seja inaugurada em 2023.
A diretora da Faculdade Rudolf Steiner, Melanie Mangels Guerra, aproveitou o momento para agradecer a todos que colaboraram com a trajetória da instituição e os que continuam contribuindo com o papel de educar.
“Temos muita gratidão por todos que passaram e aos que estão conosco. Essa é uma casa para a educação, uma instituição que quer ser inclusiva, quer dialogar e trazer a diversidade para dentro e que quer ser um caminho para a educação do nosso país com liberdade. Como Rudolf Steiner dizia, liberdade veiculada ao amor. Agradeço tudo que conseguimos edificar com tantas ajudas e que lindamente está sendo conquistado”, afirmou.
Diante de estudantes, pais e educadores, o diretor da Associação Pedagógica Rudolf Steiner (APRS), entidade sem fins lucrativos mantenedora da faculdade, explicou o trabalho da organização no impulsionamento e ampliação do reconhecimento da Pedagogia Waldorf no país.
“A missão da APRS é possibilitar o acesso à Pedagogia Waldorf ao maior número de brasileiros. E, com essa faculdade, atingimos esse grande objetivo, pois passamos a ensinar e a gerar novos conhecimentos. A instituição de ensino superior permite que o mundo também nos traga ideias, pois a pedagogia não é estática, ela está sempre em renovação”, esclareceu Fernando Schutt.
Vera Cacciacarro, representante do comitê da nova sede, compartilhou a atuação do grupo em diversas etapas da concretização do projeto da Faculdade Rudolf Steiner.
“Nossa missão foi selecionar o melhor projeto de arquitetura, constituir um grupo técnico e definir fornecedores que pudessem desempenhar o trabalho com seriedade e com os melhores recursos. Agora, estamos na etapa de materializar a experiência interna desse edifício. Aportar nossas experiências e saberes para que o projeto se concretize, também representa contribuir para a educação brasileira através da formação de melhores professores, inspirados pela Pedagogia Waldorf”, afirmou a integrante do comitê.
Reconhecida pelo curso de Pedagogia aprovado com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Rudolf Steiner é a primeira instituição de ensino superior no Brasil que capacita e forma pedagogos para atuarem na Pedagogia Waldorf e, também, em outros âmbitos da educação em território nacional.
Ela prepara educadores com as habilidades necessárias para trabalhar em diferentes frentes do ambiente escolar e de ensino em empresas, sistema profissional e hospitalar. Na pós-graduação, forma especialistas na Pedagogia Waldorf aptos para as áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Artes, Educação Musical, entre outros segmentos.
Valorizar o cultivo da arte, a cultura e a vida em sociedade é uma das premissas da instituição de ensino, que também oferece qualificação nos eixos de extensão e ampliação cultural e pesquisa científica. Mais informações pelo portal da instituição.