Distribuidora percorre esta semana os bairros Grajaú, Parque Cocaia e Jardim Brasília para cadastrar famílias elegíveis ao benefício;
A Enel Distribuição São Paulo realiza, ao longo desta semana, uma ação porta a porta nos bairros Grajaú, Parque Cocaia e Jardim Brasília, na Zona Sul da capital para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade no cadastramento em programas sociais, como a nova Tarifa Social de Energia Elétrica. A iniciativa integra o projeto Enel Compartilha Cidadania, que acontece ao longo de todo o ano em diferentes regiões da área de concessão da distribuidora, que atende a 24 municípios da Região Metropolitana, incluindo a capital.
Além do apoio no cadastro, as equipes da companhia também farão a substituição gratuita de lâmpadas comuns por modelos de LED — mais econômicos e eficientes —, sendo permitida a troca de até 20 lâmpadas por unidade consumidora. As equipes também repassarão orientações sobre o consumo eficiente de energia elétrica no dia a dia.
“Nosso objetivo é garantir o acesso à Tarifa Social a quem tem direito a esse benefício, mas ainda estão fora do programa. Sempre fizemos abordagens proativas dentro do programa Enel Compartilha, mas estamos reforçando essas ações especialmente agora, com a nova regra que assegura gratuidade para quem consome até 80 kWh.
Com o porta a porta, conseguimos oferecer orientações para os clientes com perfil elegível, ajudá-los a se cadastrar ou atualizar cadastros, e ainda promover o uso consciente da energia, por meio de dicas importantes de consumo”, explica Carolina Oliveira, coordenadora de projetos de Sustentabilidade da Enel São Paulo.
Nova regra da Tarifa Social
Desde o dia 5 de julho, cerca de 169 mil clientes da Enel São Paulo passaram a ser beneficiados integralmente com a nova regra da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida, definida pela Medida Provisória 1.300/2025, garante gratuidade na tarifa para os primeiros 80 kWh consumidos mensalmente. Com isso, famílias de baixa renda — inclusive indígenas e quilombolas — que consomem até esse limite terão isenção total na cobrança da energia.
Para quem consome acima dos 80 kWh, o desconto continuará sendo aplicado parcialmente: cerca de 959 mil famílias cadastradas como “Baixa Renda” receberão 100% de desconto nos primeiros 80 kWh e pagarão tarifa integral apenas pelo que exceder.
Apesar da gratuidade parcial ou total, os clientes continuarão recebendo a fatura normalmente, já que encargos e tributos como a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) seguem sendo cobrados conforme legislação estadual ou municipal.
Durante o período de vigência da Medida Provisória (120 dias), o desconto progressivo será suspenso. Até então, o benefício variava entre 10% e 65% conforme a faixa de consumo. Agora, a regra será única: 100% de desconto para até 80 kWh consumidos.
A Enel segue incentivando o cadastramento dos clientes que têm direito à Tarifa Social. Estima-se que cerca de 357 mil clientes estejam aptos, mas ainda não usufruem do benefício. A distribuidora mantém canais de atendimento e equipes especializadas para apoiar esses consumidores na regularização dos dados.

Como aderir ao benefício
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é concedida automaticamente desde janeiro de 2022 pelas Distribuidora de energia e, após regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), desde que o cadastro esteja atualizado no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — destinado a idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência.
Consumidores aptos a receber o desconto precisam manter seu cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia para que sejam incluídos ou mantenham o desconto. O cliente pode checar na conta de luz a informação de que está sendo faturado com a Tarifa Social. Caso atenda aos requisitos e não possua o benefício na fatura, é importante verificar se o cadastro está correto e atualizado no CadÚnico (cadunico.cidadania.gov.br). Os interessados podem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para verificar o cadastro.
Se estiver dentro das condições e com Número de Identificação Social (NIS) ativo, o cliente não precisa entrar em contato com a distribuidora, ele será cadastrado automaticamente pela Enel por meio dos dados recebidos pelo CADUnico.
