Em formato EAD, iniciativa é uma parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com a Ambev
Uma parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, com a Ambev, está oferecendo capacitações on-line de introdução ao setor de bares, restaurantes e serviços gratuitamente. As inscrições podem ser feitas por meio do Portal Cate.
O programa tem a missão de atender e qualificar jovens de 18 a 29 anos residentes da cidade de São Paulo. A programação tem duração aproximada de 5 horas, servindo como porta de entrada para quem não conhece o segmento ou até mesmo melhor preparar os participantes que já pensam em fazer carreira na área.
“Parcerias com o setor privado são de grande interesse para a Prefeitura de São Paulo, pois unindo forças, todos os envolvidos acabam se beneficiando: a Prefeitura, que incentiva a capacitação e a inserção da população no mercado de trabalho; o trabalhador, que passa a ter mais chances de conseguir um emprego e renda; e as empresas do setor, que poderão contar com profissionais mais bem preparados e prontos para executar suas tarefas”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
O Instituto da Criança é responsável pela capacitação e execução do curso, enquanto a Ambev é a financiadora do projeto. O programa Bora Ambev se baseia em três pilares de atuação:
Emocional – aborda o desenvolvimento do CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude. O módulo discute a importância sobre habilidades socioemocionais, competências do futuro, perfis comportamentais, trabalho em equipe, criatividade, além de destacar a importância do autoconhecimento e como ele pode ser útil. A carga horária é de aproximadamente uma hora.
Comportamental – apresenta ao aluno o mundo do trabalho no setor de bares, restaurantes e serviços, quais as profissões que estão anexas ao segmento, funções, entre outros. O eixo também busca melhor preparar o participante para processos seletivos e entrevistas, ensinando o preparo de um currículo atrativo, vestimenta indicada, como lidar com o feedback positivo ou negativo em uma seleção e muito mais. A duração aproximada também é de uma hora.
Técnico – o maior dos três pilares, neste o aluno terá conhecimentos sobre a estrutura de restaurantes e suas funções, informações práticas e regras internas, dados do setor, quais as áreas com maior ascensão no mercado, o que o funcionário deve sempre buscar fazer e o que nunca deve ser realizado na execução do trabalho e atendimento de clientes. Ao todo, o eixo conta com três horas de conteúdo.
O curso é indicado para jovens de 18 a 29 anos, moradores da Capital, que tenham ao menos o ensino fundamental completo e que a renda familiar seja de até três salários-mínimos. Para participar, os interessados podem se inscrever no Portal Cate, se aprovado, o aluno poderá realizar o curso na hora e período que preferir até 30 de junho. Não há limite de inscrições.
SERVIÇO
Programa Bora Ambev – Capacitação no setor de bares, restaurantes e serviços
Inscrições: clique aqui
Período: até 30 de junho
Capacitação gratuita