O bairro Colônia Paulista (Antiga Colônia Alemã de Santo Amaro), localizado na Zona Sul de São Paulo, está comemorando 194 anos de imigração alemã. Foi a partir da chegada das primeiras famílias alemãs nessa colônia, em 1829
Para comemorar a participação germânica na história da cidade, a colônia está realizando a 16ª edição da Colônia Fest, de 7 á 09 de julho. A festa alemã contará com apresentação de danças típicas, comidas e várias atrações com o objetivo de resgatar a cultura e os costumes dos colonos alemães, além de promover a interação entre as demais culturas da região.
O evento tem realização do Instituto Sociocultural Colônia Alemã – ISCA e parceria da Prefeitura de São Paulo. “Vamos deixar a festa bem caracterizada como as tradicionais festas alemãs de modo a nos aproximar e agradecer a cultura que dá nome à boa parte das ruas do nosso bairro”, explica Lucas Lima, um dos organizadores da festividade.
A data virou tradição em São Paulo e consta no calendário oficial de eventos da cidade e busca apresentar e reforçar a riqueza cultural existente em Colônia Paulista e toda a região rural.
Programação na sexta-feira, 07/07, a Colônia Fest é oficialmente aberta com solenidade, sangria do barril de chopp e apresentação do Coral Guarani da Aldeia Krukutu, bandas com variados ritmos musicais.
Entre as atrações da programação estão a Banda Bavária de Jaraguá do Sul (SC), apresentação sábado 08/07 e domingo 09/07, o forró universitário Circuladô de Fulô que se apresentará no domingo 09/07, além dos grupos folclóricos alemães Edelweiss, e Freiheit – formado por jovens do bairro de Colônia – participam da celebração. Além disso, no último dia de festa, ocorre desfile de tratores que representam os agricultores locais.
O evento conta com a participação de grupos e artistas locais de vários tipos musicais. Colônia Paulista (Antiga Colônia Alemã de Santo Amaro). Colonizado em 1829, o bairro, que está dentro da Área de Proteção Ambiental Bororé Colônia e faz parte do Polo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo, contempla diversos pontos relevantes da cultura alemã.
Dentre eles, destacam-se o Cemitério de Colônia, primeiro cemitério particular de São Paulo – que abriga tradicionais famílias alemãs da época -, a escola Ernestino Lopes da Silva, que possui uma pedra como marco zero de Colônia Paulista, e a Cratera de Vargem Grande, bairro que surgiu a partir de um meteorito que caiu há 40 milhões de anos.
A ocupação da região começou na década de 80 e, hoje, mais de 40 mil pessoas vivem ali.
A programação e outras informações da Colônia Fest pode ser acompanhada no site e página do evento no facebook https://coloniafest.com.br/
Serviço:
16ª Colônia Fest Quando: de 7 a 09 de julho Local: Rua Jackson Pollock – Praça Colônia Alemã – Colônia Paulista/Parelheiros- SP Informações: Lucas Lima – 11 99885-5352