Oficinas gratuitas em escolas públicas das zonas Sul e Norte da capital reúnem doação de tecidos, reciclagem, impressão 3D, realidade aumentada e muita diversão para estimular criatividade e consciência ambiental entre estudantes
A EcoBrinque, em parceria com a UNIFI®, lança o projeto cultural gratuito “EcoBrinque: Diversão Sustentável – Elementos Tecnológicos”, que chega em outubro, Mês da Criança, a três escolas públicas de São Paulo. A iniciativa promove oficinas criativas de sustentabilidade para alunos do ensino fundamental. Para esta ocasião, será montado um ursinho confeccionado a partir de tecidos e materiais reaproveitáveis. Além de São Paulo, o projeto já contemplou crianças da cidade de Alfenas, no Sul de Minas Gerais.
Na prática, as crianças vão criar, no dia da ação, brinquedos personalizados com materiais trazidos de casa. Para isso, cada escola recebeu, cerca de um mês antes, uma lixeira do projeto para que os alunos arrecadassem objetos recicláveis, como tampinhas, botões, canudinhos, palitos de sorvete e canetas usadas. Além disso, foram destinados aproximadamente 40 quilos de resíduos têxteis doados por 20 empresas parceiras da UNIFI®. Esses retalhos ganharão vida nova como matéria-prima para brincadeiras cheias de significado, estimulando a imaginação, o trabalho em equipe e a valorização do reaproveitamento têxtil.
A ação também fortalece o propósito sustentável da marca REPREVE® (poliéster fabricado pela UNIFI® a partir da reutilização de resíduos como matéria-prima) e incentiva a formação de cidadãos mais conscientes. Além da consciência ambiental, o projeto valoriza a inclusão — todas as atividades são 100% acessíveis a PCDs — e amplia a experiência educativa com recursos de impressão 3D e aplicativos de realidade aumentada, aproximando as crianças da tecnologia de forma lúdica e inovadora.
Segundo Ricardo Girotto, diretor de criação do EcoBrinque: Diversão Sustentável, o projeto é um passo essencial para a formação de crianças mais conscientes e criativas, unindo sustentabilidade, arte e inovação. “Ao incluir recursos tecnológicos como a impressão 3D e a realidade aumentada, ampliamos a experiência educativa e mostramos que reciclar também é uma ação divertida e contemporânea. Queremos não apenas sensibilizar os alunos e suas famílias, mas também inspirar a comunidade a valorizar e apoiar iniciativas culturais que promovam um futuro mais responsável e equilibrado.”
Já Anderson Horácio, também diretor de criação do projeto, reforça: “Com o EcoBrinque mostramos que reciclar pode ser divertido, inovador e transformador — não apenas para as crianças, mas para toda a comunidade.”
Mauro Fernandes, CEO da UNIFI® no Brasil, destaca a parceria com a EcoBrinque e os resultados positivos do projeto: “Estamos muito felizes em unir forças com o projeto EcoBrinque, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a educação. A iniciativa valoriza o uso de resíduos têxteis para a criação de brinquedos – uma forma de estimular a imaginação das crianças, gerar impacto positivo e levar conscientização ambiental e diversão aos alunos da rede pública.”
A iniciativa é viabilizada por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac 249622), do Ministério da Cultura, com patrocínio da UNIFI®. A produção é da AH7 Gestão Cultural, em parceria com a C7 Arte e Cultura e a Full House Produções Culturais.
Agenda de atividades
10 de outubro – 9h e 13h
Escola Estadual Assis José Ambrósio
R. Alfarrobeiras, 68 – Jardim Peri – São Paulo (SP)
13 de outubro – 13h e 16h
Escola Estadual Profª Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro
Av. Mário Lopes Leão, 1.050 – Santo Amaro – São Paulo (SP)
17 de outubro – 13h30 e 15h30
Escola Estadual Paulo Leivas Macalão Pastor
R. Alto Sucuriú, 327 – Jardim Peri – São Paulo (SP)