Enel SP: moradores da Zona Sul poderão trocar lâmpadas e tirar dúvidas sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica

Distribuidora percorre esta semana os bairros Jardim Ibirapuera, Capela do Socorro, Jardim São João, Jardim Novo Santo Amaro e Jardim Leni para cadastrar famílias elegíveis ao benefício.

 

O projeto “Enel Compartilha Cidadania”, da Enel São Paulo, está levando, desde o início desta semana, uma ação porta a porta aos moradores dos bairros Jardim Ibirapuera, Capela do Socorro, Jardim São João, Jardim Novo Santo Amaro e Jardim Leni, na zona Sul da Capital. O objetivo é apoiar famílias em situação de vulnerabilidade no cadastramento em programas sociais, como a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, além de oferecer outros atendimentos necessários.

Além do apoio no cadastro, as equipes da companhia também farão a substituição gratuita de lâmpadas comuns por modelos de LED — mais econômicos e eficientes. As equipes também repassarão orientações sobre o consumo eficiente de energia elétrica no dia a dia. 

“Queremos garantir que as famílias que têm direito à Tarifa Social possam acessar esse benefício. O Enel Compartilha sempre atuou de forma proativa nesse apoio, mas intensificamos as ações neste momento, diante da nova regra que assegura gratuidade no consumo de até 80 kWh. A abordagem porta a porta nos permite orientar os clientes elegíveis, auxiliá-los no cadastro ou atualização de dados e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo consciente com dicas práticas de economia de energia”, afirma Carolina Oliveira, coordenadora de Projetos de Sustentabilidade da Enel São Paulo.

Nova regra da Tarifa Social

Desde o dia 5 de julho, cerca de 192 mil clientes da Enel São Paulo passaram a ser beneficiados integralmente com a nova regra da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida, definida pela Medida Provisória 1.300/2025, garante gratuidade na tarifa para os primeiros 80 kWh consumidos mensalmente. Com isso, famílias de baixa renda — inclusive indígenas e quilombolas — que consomem até esse limite terão isenção total na cobrança da energia. 

Para quem consome acima dos 80 kWh, o desconto continuará sendo aplicado parcialmente: cerca de 959 mil famílias cadastradas como “Baixa Renda” receberão 100% de desconto nos primeiros 80 kWh e pagarão tarifa integral apenas pelo que exceder. 

Apesar da gratuidade parcial ou total, os clientes continuarão recebendo a fatura normalmente, já que encargos e tributos como a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) seguem sendo cobrados conforme legislação estadual ou municipal.
 Durante o período de vigência da Medida Provisória (120 dias), o desconto progressivo será suspenso. Até então, o benefício variava entre 10% e 65% conforme a faixa de consumo. Agora, a regra será única: 100% de desconto para até 80 kWh consumidos. 

Para continuar ampliando a concessão desse benefício social a mais clientes, a Enel São Paulo segue com iniciativas para incentivar a adesão de clientes aptos a aderir aos benefícios da Tarifa Social, mas ainda não o fizeram por problemas cadastrais. Em seus canais de atendimento, a distribuidora disponibiliza materiais didáticos e atua com equipes prontas para orientar potenciais beneficiários da Tarifa Social sobre os ajustes cadastrais necessários para a inclusão na TSEE. 

Como aderir ao benefício 

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é concedida automaticamente desde janeiro de 2022 pelas Distribuidora de energia e, após regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), desde que o cadastro esteja atualizado no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — destinado a idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência. 

Consumidores aptos a receber o desconto precisam manter seu cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia para que sejam incluídos ou mantenham o desconto. O cliente pode checar na conta de luz a informação de que está sendo faturado com a Tarifa Social. Caso atenda aos requisitos e não possua o benefício na fatura, é importante verificar se o cadastro está correto e atualizado no CadÚnico (cadunico.cidadania.gov.br). Os interessados podem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para verificar o cadastro. 

Se estiver dentro das condições e com Número de Identificação Social (NIS) ativo, o cliente não precisa entrar em contato com a distribuidora, ele será cadastrado automaticamente pela Enel por meio dos dados recebidos pelo CADUnico.