O Teatro Paulo Eiró, localizado em Santo Amaro, completa 64 anos no próximo dia 23. Foi inaugurado em 1957, com a apresentação da Orquestra e Coral do Município de São Paulo, sob a regência do maestro Zacharias Autuori. O nome do espaço foi uma homenagem ao poeta, escritor, dramaturgo e professor Paulo Eiró, um dos mais importantes artistas do bairro da Zona Sul.
O teatro foi projetado pelo arquiteto Roberto Tibau. Em 1968, um painel foi instalado em frente ao imóvel, de autoria do escultor Júlio Guerra, em homenagem ao poeta Paulo Eiró. Com 18 metros de largura e 5 metros de altura, a obra é intitulada “Homenagem às Artes”.
Além de sua relevância cultural para o bairro de Santo Amaro, o Paulo Eiró é considerado um marco da arquitetura moderna paulistana. Desde 1992, o edifício é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp), reconhecendo assim seu valor histórico, cultural e arquitetônico.
Muitos artistas consagrados se apresentaram naquele local desde a sua abertura, com destaque para Dercy Gonçalves e Gianfrancesco Guarnieri, com o espetáculo “Eles Não Usam Black- Tie”.
Reinauguração
Em 4 de dezembro de 2020, depois passar um tempo fechado devido a problemas ligados à rede elétrica, o Paulo Eiró foi reinaugurado com uma intervenção artística na Praça, dirigida pelo então diretor do teatro, Pedro Granato, chamada “Ofisa, Cia. Paideia” (Orquestra Filarmônica de Santo Amaro).
A programação seguiu on-line até 20 de dezembro, com destaque para o espetáculo “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” , de Je Oliveira. Tudo como parte da programação da Virada Cultural.
Posto de vacinação drive-thru
Nesses tempos de pandemia, o Teatro Paulo Eiró está funcionando como posto volante drive-thru para vacinação. Clique aqui e saiba mais.
Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro. Telefone: (11) 5686-8440