Subprefeitura inaugura novos jardins de chuva na Capela do Socorro

A Subprefeitura da Capela do Socorro inaugurou na última sexta-feira, dia 22, dois novos jardins de chuva na região. Eles estão localizados nas Avenidas Belmira Marin, na altura do número 6.600, esquina com a Av. Carlos Barbosa Santos e na Av. Atlântica, na altura do número 6.500, esquina com a Av. Teotônio Vilela. A ação tem como objetivo principal drenar águas pluviais para minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância desses pontos para a cidade. “Já temos na cidade 140 jardins de chuva e mais 12 estão em construção. É uma obra que é simples do ponto de vista da realização, que a Prefeitura faz com equipes próprias sem nenhum recurso adicional, mas que ajuda muito do ponto de vista ambiental”.

Desde 2017, já foram construídos 117 jardins de chuva por toda a cidade. São áreas que revitalizam espaços públicos incentivando que os moradores vizinhos cuidem da cidade. Outros cinco estão previstos apenas para a região da Penha. “Esta era uma área de descarte irregular, que acumulava lixo e entulho, transformada em um lugar agradável, que vai de encontro às políticas ambientais da cidade, que temos dado muita atenção”, ressaltou o prefeito.
Para o Subprefeito da Capela do Socorro, Carlos Alberto de Oliveira Santos, a revitalização destes espaços foram importantíssimas para a região, que deverá ganhar novos espaços como esse.

“Aqui nós tínhamos dois problemas seríssimos, além de ser um espaço ocupado pelos moradores de rua, tínhamos o problema que quando chovia, formava poços d’agua. Com os jardins de chuva resolvemos os dois problemas, pois eles têm como finalidade, captar essa água e também embelezar o ambiente. Estou muito feliz com essa revitalização”, pontua.

Construídos com canteiros levemente mais baixos que ruas e calçadas, os jardins de chuva contam com caixas subterrâneas que captam o volume de água e alivia o sistema de drenagem que normalmente escoaria para os bueiros. Esse sistema também garante que as plantas permaneçam irrigadas por mais tempo, aumente a umidade do ar, mesmo em períodos de seca, e facilite a manutenção das áreas verdes. Por tornar os canteiros urbanos mais funcionais, embelezar a cidade e atrair a presença de pássaros, a iniciativa tem sido muito bem recebida pela população.

Para o Vereador Marcelo Messias (MDB-SP), “esse processo de revitalização traz uma nova cara para região, e esse deve ser o foco, cuidar das pessoas em primeiro lugar. Como morador da região, me sinto feliz em poder proporcionar esse tipo de benfeitoria, junto com o Prefeito Ricardo Nunes e toda a nossa força política. Queremos tornar a região, uma referência para a cidade, trazendo recursos e melhorias para quem mais precisa, a periferia”, conclui.