Os cuidados com um animal de estimação vão além do amor e carinho que podemos oferecer. Levá-lo ao veterinário para cuidar da saúde, com exames e vacinas em dia é fundamental para promover uma melhor qualidade de vida ao bichinho.
Você sabe qual a diferença entre urgência e emergência? Embora sejam palavras parecidas, elas têm um significado diferente quando se trata de levar o seu animalzinho de estimação ao médico veterinário. A emergência é algo que precisa de atendimento imediato, aquilo que coloca a vida do pet em risco. São considerados casos de emergência: atropelamento, perda de memória, convulsões, hemorragia ativa, entre outros.
Já uma urgência é caracterizada por algo que precisa de cuidado médico veterinário, mas não de imediato, pois não coloca a vida do animal em risco naquele momento. Porém, pode evoluir para uma piora e se tornar um caso de emergência. Exemplos disso são tumores com feridas, icterícia e secreção na região genital das fêmeas.
Onde buscar atendimento
A cidade de São Paulo conta com três hospitais veterinários públicos, que oferecem atendimento clínico e cirúrgico aos animais dos munícipes, tendo como prioridade àqueles assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro equivalente.
Devido à grande demanda, os atendimentos nos hospitais veterinários municipais são realizados conforme disponibilidade de vaga, priorizando os casos de urgência e emergência conforme critério médico. Saiba qual a unidade veterinária mais próxima de você clicando aqui.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que em tempo de campanha de vacinação para os humanos, também vale checar se a caderneta de vacinação dos cãezinhos e bichanos está em dia. A capital paulista oferece vacinação contra a raiva de forma gratuita e ininterrupta o ano todo.