Diante da grande procura, as inscrições para o casamento comunitário gratuito foram prorrogadas até terça-feira, 10 de maio. Elas podem ser realizadas nas 18 unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral. Outra forma de inscrição é o formulário online (link aqui).
Também foi adiado o prazo para o casal habilitar sua situação no cartório após a inscrição, que passou para o próximo sábado, 14 de maio. Os interessados podem entrar no grupo de WhatsApp (link aqui) da sua região para receber mais informações a respeito do grande dia. A expectativa é reunir centenas de pares no clima romântico do Dia dos Namorados, 12 de junho, acompanhados de testemunhas e convidados, em uma grande comemoração no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, na capital paulista, a partir das 10h, com direito a tapete vermelho, música e fotos.
Organizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do CIC, esta ação tem como objetivo possibilitar a oficialização da união de casais com renda total de até três salários mínimos, que deverá ser comprovada por meio de documentos, de acordo com o estado civil atual (solteiro, divorciado ou viúvo). Os casais que se encaixarem neste perfil terão direito a gratuidade na documentação e na cerimônia.
Muitas vezes, as pessoas já vivem juntas e têm o sonho do casamento, mas não conseguem arcar com os custos e a burocracia do processo. Desde 2004, o CIC presta serviços de auxílio com a regularização da documentação e demais etapas, totalizando 5.964 casais casados em 62 cerimônias até 2021.