Em cerimônia realizada no dia 26 de maio de 2022, que contou com a presença de quase cem pessoas, entre autoridades, personalidades, lideranças Institucionais, santamarenses e convidados mais que especiais, o auditório do Cetrasa – Centro das Tradições de Santo Amaro, realizou em parceira com o COCCID – Comitê de Civismo e Cidadania da ACSP, o lançamento do Roteiro Histórico de Santo Amaro.
O material impresso, onde se encontram textos e fotografias sobre o bairro de Santo Amaro, seus monumentos, seus prédios e sua história, faz parte do projeto do COCCID da ACSP, de compilar em cada região da cidade de São Paulo, onde a entidade possuir uma sede, registros sobre a história para que possam ser distinguidos entre escolas públicas e privadas, bibliotecas, casas de cultura, entidades e instituições.
A mesa direita foi composta dentro do seguinte critério: Presidente do Cetrasa, Dr. José Carlos Bruno; Vice-presidente da ACSP e coordenador do COCCID – Comitê de Civismo e Cidadania da ACSP; Vice-presidente da ACSP, Samir Nakhle Khoury; representando o prefeito Ricardo Nunes, a Secretária adjunta de cultura, Andrea Sousa; Secretário executivo das subprefeituras, Roberto Arantes Filho; Vereadores Marcelo Messias e Rodrigo Goulart; Subprefeita de Santo Amaro, Dra. Patricia Penna Saraiva; Comandante do 1º. BPM – Santo Amaro e região, Tenente Coronel Alexandre Vitorino Roldan. O Dr. Gilberto Marques Bruno, Diretor do Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, discorreu ao público sobre a importância de se preservar a história e a memória de Santo Amaro, da cidade, do estado e até mesmo do país, além de saudar os presentes, ressaltando a importância de cada um daqueles que foram prestigiar o importante encontro.
Também estiveram presentes: os diretores superintendentes das Distritais Tatuapé, Centro e Sudoeste da ACSP, Edson Roberto Grandesco, Alexandre Ortiz e Ricardo Granja; Distrital Sudeste da ACSP, por seu superintendente Paulo Medeiros, se fez representar pelo Dr. Evandro Andaku; os conselheiros natos da Distrital Santo Amaro da ACSP, Teruo Yatabe, Aluysio Cataldo, Angela Simões e Leonardo Ugolini; conselheiros do COCCID dos quatro cantos da cidade de São Paulo; Coordenadora do governo local da subprefeitura de Santo Amaro, Mara Pasi; Supervisora de Cultura da Subprefeitura de Santo Amaro, Priscila Branco; Coordenador das Casas de Cultura Manoel Mendonça e Julio Guerra, Guilherme Bonfim; Coordenador de finanças da Subprefeitura de Capela do Socorro, Rafael Rodrigues; Dra. Fernanda Arantes, representando o Delegado Seccional de Santo Amaro, Dr. Guerdson Ferreira; Chefe da Divisão Operacional de Policiamento da Área Sul, Major PM Celso Ricardo de Souza; Dr. Roberto Arantes da Polícia Civil de São Paulo; Padre Ancelmo Dantas da Paróquia Imaculado Coração de Maria; Maestrina Silvia Luisada da OFISA – Orquestra Filarmônica Santo Amaro; Grupo de Escoteiros Santo Amaro – 56º./SP, por meio de sua presidente, Sra. Marcia Mangueira Soares Vieira e toda sua diretoria; Dra. Janaina Exposito Pinto Diretora Jurídica da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, representando o presidente Dr. Carlos Romangnoli; artista plástico Algacyr da Rocha Ferreira; representantes de famílias santamarenses, Maria do Carmo Pedroso, Maria do Carmo Nadaes, Albino Nadaes, Janete Borges e Eduardo Cury; Diretor do Sescon, Alex Telo; Diretor do IOPrev Fábio Faria de Sá; Vice-presidente da AESUL, Pina Bruno Silva; Presidente do Conseg, Luciana Vieira; Diretores do Cetrasa, Osmar Luz Castro, Donizetti Felicio, Mary Angel Marques Bruno, José Carlos Rodrigues, Marcelo Roque e Darcio Moia; representantes do Colégio Elvira Brandão, Silvana Pitarelli Ratão e seu esposo Afonso Ratão; Professora Andrea Borges da Escola Estadual Plinio Negrão; Diretores da Deltha Contabilidade, Gazeta de Santo Amaro e Grupo Sul News; Jander Pereira do Setor de relacionamento da empresa Safety Work; Carol Menegueli e Arthur Graziadio do Sto. Mercado; Reynaldo Russo dos Antigos Auto Clube; Adilson Araújo A3 – Agência de Imagens e Notícias; Revista Ideias da Sul; Zona Sul Notícias; Jornal Notícias da Região; dentre outros.
Uma noite memorável que por certo ficará registrada na história de Santo Amaro, na história do COCCID da ACSP e do Cetrasa, onde a Casa do Botina Amarela ficou repleta de AMIGOS E AMIGAS que para a honra da nossa diretoria, compareceram por amizade e respeito, para nos prestigiar!