Novo programa gratuito de digitalização criado por entidades Fiesp, Ciesp, Senai e Sebrae

Jornada de Transformação Digital visa modernizar processos e pode aumentar em até 40% a produtividade das indústrias

 

“Estamos vivendo uma transformação digital brutal no mundo.” A frase do presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, foi dita ontem, em frente a uma plateia de 200 empresários do ramo da industrial, durante abertura do evento que lançou em São Paulo a Jornada de Transformação Digital. O programa, que é uma iniciativa Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae, visa modernizar os processos das empresas para que aumentem em até 40% a produtividade e melhorem a sua competitividade.

O roadshow, evento itinerante de apresentação do programa, aconteceu no Senai Suiço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle, na zona Sul de São Paulo, e teve como anfitrião o diretor do Ciesp Distrital Sul, Marco Antônio dos Reis. A parceria para o evento também envolveu as distritais do Ciesp-Norte, Ciesp-Leste e Ciesp-Oeste da capital paulista. A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, também prestigiou o evento representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

O programa é gratuito para micro, pequenas e médias indústrias, que tenham o faturamento de até R$ 40 milhões por ano. Segundo Cervone, é importante que os empresários entendam que não se trata de um programa acadêmico. “É um programa chão de fábrica com consultorias, soluções e treinamentos. Eu acabo de chegar de um congresso mundial da indústria têxtil na Suíça e quando falamos em metaverso, por exemplo, nós vemos que isso pode ser o futuro do e-commerce [comércio eletrônico]”, afirmou o presidente do Ciesp.
A jornada

O diretor do Senai-SP, Ricardo Terra, apresentou aos empresários como funcionam as etapas da jornada. As duas primeiras têm a ver com o modelo de negócio, revisão dos processos e do layout das fábricas, manufatura enxuta e são conduzidas por consultores do Sebrae. Já as seis últimas estão vinculadas à área tecnológica e são conduzidas por consultores do Senai, abordando censores, robótica, inteligência, integração de sistemas, dentre outras coisas.

Com a economia gerada com as mudanças nas primeiras etapas, os empresários podem investir recursos para modernização na reta final da jornada, mas o programa também apoia as empresas com assessoria para estruturar projetos para solicitar linhas de financiamento mais baratas, com taxa de juros abaixo das cobradas pelo mercado. O atendimento é customizado e o tempo de implantação varia de empresa para empresa.

“Todo esse esforço, sem a micro, pequena e média empresa, não faz sentido. Esse é um esforço global e nós estamos na mesma página. São Paulo é não diferente da Suíça. O mundo é uma bolinha de gude para a indústria e São Paulo compete, de igual para igual, com as melhores indústrias do mundo”, disse Terra.

A jornada já foi lançada em oito regionais do Ciesp no Estado de São Paulo: Rio Claro (10/06), Botucatu (01/07), São José dos Campos (06/07), Indaiatuba (08/07), Jundiaí (31/08), São Carlos (02/09), Americana (09/09) e Campinas (28/09). A meta é beneficiar 40 mil indústrias em todo o estado de São Paulo nos próximos quatro anos. Mais de mil empresas passaram pela etapa-piloto do programa.