“Qualquer lugar é bom para o Teatro de Mamulengo”
Valdeck de Garanhuns é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é pedagogo, poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de histórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. O artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças.
Teatro de Mamulengo é brincadeira, é música, é crítica e é diversão. Um teatro de bonecos popular de Pernambuco e, como tradição oral, é permanentemente reestruturado por seus mestres, mas sempre mantendo a tradição. A brincadeira permite a participação e o diálogo com o público, estabelecendo uma relação dinâmica que também se realiza no fortalecimento da identidade de um povo, que por meio da brincadeira: explicitam, expressam e denunciam valores, informam suas visões de mundo, seus desejos e experiências individuais e coletivas.
O projeto de circulação do espetáculo infantojuvenil “O MAMULENGO NO CINEMA” agora vai para os parques da cidade. Contemplado com a 11.ª Edição do prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo, serão 03 parques que receberão o espetáculo.
SOBRE O ESPETÁCULO
O “coronel” Vicente Pompeu recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema, que deseja realizar um documentário sobre as manifestações da cultura popular que existem na comunidade, incluindo o boi pintadinho que o maior folguedo do lugar. O “coronel” reluta e diz não querer saber de nenhum filme com seu boi predileto, pois isso poderia dar azar, mas os gringos, muito inteligentes, dizem que o filme vai ser bom para o boi, o “coronel” e a comunidade, pois vai divulgar sua propriedade para o mundo e melhorar os negócios de todos. O coronel, então, em acordo com a comunidade, permite a filmagem e manda chamar Simão de Lima Condessa, seu funcionário e líder da comunidade, para coordenar todo o processo. Quando Simão chega para conhecer os cineastas, descobre logo que a história do filme é uma grande farsa e faz peripécias para que tudo aconteça com igualdade e justiça.

FICHA TÉCNICA DO TEATRO DE MAMULENGO
Manipulação e vozes: mestre Valdeck de Garanhuns
Manipulação de bonecos de dança: Regina Drozina
Músicos: Trio Tropeiros da Serra
Adriano dos Santos Silva Oriquerê – sanfona, pandeiro e caixa
Lidiomar Brito Farias – triângulo e agogô
Leandro Barbosa – zabumba e pandeirão
Figurinos e adereços: Regina Drozina
Texto e músicas: Valdeck de Garanhuns
Confecção dos bonecos: Valdeck de Garanhuns, Regina Drozina, mestre Solom,
mestre Saúba, mestre Pedro Boca Rica, Dito Melo e mestre Zé Lopes.
Produção: Deborah Corrêa & Joaz Campos
Identidade visual: Yuri de Francco
Divulgação: Cacalo Olliver & ZéAntonio do Carmmo
Realização: Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns.
Tema – Respeito as nossas tradições culturais e ao gasto do dinheiro público.
SERVIÇO
12 de junho 2022 – Linear Tiquatira – Eng. Werner Eugênio Zulauf
Av. Governador Carvalho Pinto, s/n – Vila São Geraldo, São Paulo – SP, 03732-160
Horário: 13 h
Classificação: LIVRE
17 de junho de 2022 – Parque Aclimação
Rua Muniz de Sousa, 1.119 – Aclimação, São Paulo – SP, 01534-001
Horário – 16h
Classificação: LIVRE
24 de junho de 2022 – Parque Augusta
- Augusta, 200 – Consolação, São Paulo – SP, 01303-050
Horário: 16h
Classificação: LIVRE