Mais de 2,1 ILPIs receberam recursos da parceria entre o MMFDH e a Fundação Banco do Brasil durante a pandemia. (Foto: Assessoria de Imprensa/Dep. Roberto Lucena)

Instituição para idosos de São Paulo recebe visita do Governo Federal

O local foi beneficiado com o auxílio emergencial durante a pandemia e atende 40 idosos em Teodoro Sampaio

 

O Lar do Ancião, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que atende 40 pessoas em Teodoro Sampaio (SP), recebeu a visita da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, na quinta-feira (8). A entidade foi uma das mais de 2,1 mil que receberam um auxílio emergencial resultado da parceria entre a Pasta e a Fundação Banco do Brasil. No total R$ 160 milhões foram investidos e 68 mil idosos foram beneficiados.

A ministra conferiu de perto como os R$ 92,9 mil repassados pelo Governo Federal foram utilizados para garantir mais qualidade de vida para os idosos e para a continuidade do atendimento mesmo durante a pandemia.

“A maioria dessas entidades viviam e vivem de doações, e essas contribuições passaram a não ser entregues com o isolamento social. Por isso, esse auxílio emergencial se fez tão necessário para que os idosos não ficassem desassistidos”, afirmou.

“Dos 40 idosos que vivem no Lar, 24 são cadeirantes. São idosos que muitas vezes foram abandonados pela família. Eles merecem todo o nosso carinho e a nossa atenção”, completou.

O diretor do Lar do Ancião, Luciano Polegatto, explicou como o repasse ajudou a instituição a continuar oferecendo o serviço aos idosos. “Esse dinheiro veio em boa hora. Conseguimos adquirir mais alimentos, produtos de higiene pessoal, fraldas, máscaras, EPIs de segurança para os funcionários. Enfim, materiais diversos. Além disso, graças a este programa do Governo Federal conseguimos chegar até essa data sem nenhuma ocorrência ou caso de óbito dos nosso idosos”, explicou o diretor.

Programação

A agenda ainda incluiu passagem em Euclides da Cunha Paulista (SP), onde a gestora do MMFDH participou da abertura da 3ª Conferência de Assuntos Federativos da região do Pontal do Paranapanema. O evento teve como tema “Os novos rumos dos Direitos Humanos, Cidadania, Turismo e Desenvolvimento Econômico” e reuniu representantes das 32 prefeituras da região.

Na ocasião, a ministra destacou ações da Pasta e ainda recebeu a outorga de título de cidadã euclidense pelos serviços prestados ao município e ao Brasil. “Vim aqui para dizer para vocês que o Governo Federal está presente e no nosso ministério temos muitos programas que podemos trazer para o município e toda a região. Podem ter certeza que nosso trabalho é árduo por direitos humanos de verdade no Brasil, para que ninguém fique para trás”, destacou.

Pelo interior paulista, a ministra Damares Alves visitou a Delegacia da Defesa da Mulher, em Presidente Prudente, e se reuniu com conselheiros tutelares da região. Ela também foi a um assentamento na região do Pontal do Paranapanema, localizada no extremo oeste de São Paulo, conhecida por registrar um dos Índices de Desenvolvimento Humanos mais baixos do estado.