ADAMO BAZANI
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) reafirmou na sexta-feira, (27) de maio de 2022, a previsão de entrega, até o fim deste ano, das obras da estação e inauguração da Estação Varginha, da linha 9-Esmeralda, no extremo Sul da cidade de São Paulo. Apesar de a linha ser concedida para a ViaMobilidade (CCR e Ruas Invest), o custeio e a execução das obras são de responsabilidade da estatal. A informação está em um balanço de 30 anos da CPTM que foram completados no sábado, 28 de maio de 2022.
A empresa também promete para este ano ainda, a conclusão dos projetos de reforma e implantação de acessibilidade das estações Itaquaquecetuba e Aracaré, da linha 12-Safira. Na mesma linha, a estação Engenheiro Manoel Feio está em obras de acessibilidade. Outras melhorias prometidas para este ano estão na linha 10-Turquesa, que liga o ABC Paulista à capital e, agora unificada com a linha 7-Rubi, formando o serviço 710, dá acesso a outras cidades da Grande São Paulo e à Jundiaí e região, no interior.
A estatal destacou as obras nas estações Capuava, Prefeito Saladino, Utinga e São Caetano. A estação Rio Grande da Serra, ainda na linha 10, será reconstruída com projeto doado pela empresa de trens de carga, MRS, que explora a região. O terminal de ônibus anexo a esta estação deve ser entregue até dezembro de 2022 e a promessa é de que a estação de trem seja concluída em 2023. Atendem à cidade de Rio Grande da Serra, no ABC, as empresas de ônibus Viação Talismã, com linhas municipais, e NEXT Mobilidade, nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Para a linha 11-Coral, a promessa é que a Estação Braz Cubas vai finalmente ganhar sanitários e a partir daí, todas as estações da companhia terão banheiros abertos ao público. Além disso, a Estação Mogi das Cruzes será reformada e seu projeto será replicado nas estações Estudantes e Jundiapeba. Quanto à “caçula” das linhas, a 13-Jade, que liga a capital paulista às proximidades do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a promessa é que a ligação chegue até a Barra Funda, na zona Oeste, e ao bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. Mas a estatal não informou datas.
No balanço, a estatal ainda conta o início da história, traz curiosidades e a relação de eventos.
Veja abaixo o texto completo:
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completa 30 anos neste dia 28 de maio de 2022, sábado. De 1992 para cá muita coisa mudou. Foram muitos desafios superados e muitos que ainda estão por vir, mas o protagonismo do passageiro e seu conforto e segurança continuam sendo a prioridade da companhia.
A CPTM teve sua criação autorizada pela Lei nº 7.861, segundo a qual a nova companhia deveria assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo em substituição às Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (STU/SP) e Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), de forma a assegurar a continuidade e melhoria dos serviços.
Naquela época, eram seis linhas, de A a F — o que só mudou em 2008, quando as linhas ganham números e nomes de pedras preciosas. Todas com suas peculiaridades — e seus problemas. Passageiros pulando nas vias, viagens com portas abertas e composições completamente depredadas eram comuns. Eram transportados diariamente 894 mil pessoas.
Colocar ordem na casa, unificar a operação e levar a CPTM a um novo patamar de qualidade se tornou a missão de uma empresa jovem, mas com muita história. A companhia passou a operar efetivamente as atuais Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira em abril de 1994. Os intervalos nos horários de pico, em algumas linhas, eram de até 20 minutos. A frota herdada se encontrava deteriorada, o que levou à implantação do Primeiro Programa de Modernização de Composições, envolvendo mais de 500 carros. Em 1996, chegou a vez das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A partir daí, a CPTM ganhou asas. Modernização da frota, das vias, inaugurações de novas estações e readequação e reforma das já existentes, e até de uma nova linha: a 13-Jade, em 2018. E junto com novas estações e tecnologias, chegou a inovação, como o Centro de Controle Operacional (CCO), inaugurado em 2006 na Estação Brás, um dos mais modernos do mundo e dando acesso à movimentação de todos os trens da companhia em tempo real.
A CPTM cresceu em tamanho e em número de passageiros. Antes da pandemia, cerca de 3 milhões de passageiros circulavam pelas sete linhas e 94 estações — em janeiro de 2022 as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram repassadas à iniciativa privada.
Enquanto o tamanho e o número de passageiros cresceram, o tempo de viagem diminuiu. Na Linha 12-Safira, houve em 2020 uma redução de 10 minutos no percurso entre Brás e Calmon Viana — de 63 para 53 — por conta de novas sinalizações e obras no trecho. A redução de quase 20% no tempo de viagem na Linha pode diminuir ainda porque outras obras, como nas proximidades das estações São Miguel Paulista e Calmon Viana podem possibilitar que os trens circulem com mais velocidade e sem abrir mão da segurança.
Já em 2022, a Linha 11-Coral reduziu o tempo médio de viagem em 10%, de 70 para 63 minutos na viagem de ponta a ponta. Isso se tornou possível graças a melhorias promovidas pela área de operação e manutenção da companhia nas estratégias operacionais.
“A CPTM nasceu de um sonho de oferecer transporte público sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo com qualidade, sempre atenta ao fato de que é preciso atenção, manutenção e investimento constante. A companhia é formada por pessoas que amam o que fazem. A ferrovia é uma paixão, e por isso dedicamos a nossa vida a isso”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
E a CPTM sabe que não pode parar. As obras de expansão da Linha 9-Esmeralda — que permanecem sob responsabilidade da companhia mesmo após a concessão para a Via Mobilidade, continuam. Em 2021 duas novas estações foram inauguradas — Bruno Covas-Mendes-Vila Natal e João Dias (a primeira a ser construída pela iniciativa privada). Até o final deste ano, será inaugurada a Estação Varginha, e toda a estrutura para
Atualmente, quatro estações na Linha 10-Turquesa estão em obras para garantir a total acessibilidade — Capuava, Prefeito Saladino, Utinga e São Caetano. A Estação Rio Grande da Serra será reconstruída — e o projeto será doado pela operadora ferroviária de transporte de cargas MRS. Na Linha 11-Coral, a Estação Braz Cubas vai finalmente ganhar sanitários e a partir daí, todas as estações da companhia terão banheiros abertos ao público. Além disso, a Estação Mogi das Cruzes será reformada e seu projeto será replicado nas estações Estudantes e Jundiapeba.
Na Linha 12-Safira, a Estação Eng. Manoel Feio está em obras de acessibilidade, e até o final do ano sairão os projetos de reforma das estações Itaquaquecetuba e Aracaré. Na Linha 13-Jade, o crescimento deve acontecer nas duas pontas: a linha deve chegar até a Barra Funda, na região central da capital paulista, ao bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. Investimentos em sistemas que irão diminuir o intervalo médio entre os trens, novas subestações de energia para alimentar os trens, maior segurança para os passageiros por meio de mais agentes de segurança e policiais militares nas estações, além de uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia, são algumas das ações que mostram que a CPTM não para e está sempre atenta ao que precisa ser feito para quem é mais importante: o passageiro.
“Estamos prontos para os próximos 30, 60, 90 anos. O trabalho nunca vai parar, assim como a nossa dedicação”, finaliza o presidente da CPTM.
Celebrações de aniversário
Para celebrar as primeiras três décadas de vida, a CPTM tem uma série de eventos para seus passageiros. As cinco linhas da companhia, por exemplo, ganharão painéis de grafite com mensagens sobre a companhia. Os painéis estarão localizados nas estações Francisco Morato (Linha 7-Rubi), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Suzano (Linha 11-Coral), Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12-Safira) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade).
Além disso, no sábado (28/05) exatamente ao meio-dia todos os três da CPTM fizeram um buzinaço para celebrar a data. Os passageiros serão avisados do motivo da festa. Durante a última semana, foram promovidos shows musicais na Estação da Luz, uma das principais estações da CPTM e um dos mais belos cartões postais da cidade.
Para os colaboradores, foram promovidas viagens especiais do Expresso Turístico para Paranapiacaba. Além disso, na terça-feira (31/05) um evento interno da companhia irá celebrar os primeiros 30 anos e planejar os próximos.