Foram realizadas atividades como o plantio de mudas e a pintura de muros para renovar um espaço que antes era um ponto viciado de lixo, na zona sul de São Paulo
Transformar a realidade das pessoas, trazendo mais qualidade de vida para a população, é uma das metas do Novo Rio Pinheiros, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a despoluição do rio até dezembro de 2022.
Alinhada com esse objetivo, a Sabesp, por meio da equipe socioambiental do Consórcio Rio-DBO – Alto Pirajuçara, identificou pontos viciados de lixo na região para passar por revitalização. Na área do Córrego Pirajuçara a Sabesp executa obras para ampliar o saneamento à população e que vão contribuir para a melhoria da qualidade da água do Rio Pinheiros.
Um dos espaços escolhidos para a transformação fica na Rua Guido Meneghetti, no Jardim Mitsutani, distrito do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. Os trabalhos tiveram início com a limpeza do local, realizada pela empresa EcoSampa, que retirou entulhos e outros resíduos do ponto.
Para promover um novo ambiente para o local, foram plantadas mudas ornamentais, e muros e guias das calçadas ganharam pinturas artísticas. No plantio, foram reaproveitados pneus e lixeiras que, após a customização, viraram vasos. Além disso, um jardim vertical com “pallets” e garrafas PETs também foi instalado.
Durante a ação, alguns dos moradores estiveram presentes. A equipe socioambiental da Sabesp conversou com os presentes para sensibilizá-los em relação ao descarte correto dos resíduos e aos cuidados necessários após a revitalização. Shirley Santos Nascimento, 32 anos, moradora da rua, comprometeu-se a cuidar das mudas plantadas no local. “Minha filha desenha muito bem, vai adorar participar da próxima ação”, afirmou Shirley.
Novo Rio Pinheiros
A Sabesp investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa Novo Rio Pinheiros para conectar aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do Rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra. Além de levar mais saúde para as pessoas e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. Até março de 2021, já foi possível coletar e enviar para tratamento do esgoto de 241 mil imóveis localizados na bacia do Pinheiros.
Assessoria de Imprensa da Sabesp