Para a Prefeitura, 13 chapas concorrem em 15 de novembro
Os pedidos de registro de candidatura no município de São Paulo apresentaram um aumento de quase 52% em 2020 quando comparados com 2016. Foram 2.030 pedidos de pretendentes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Na eleição anterior o número de solicitações foi de 1.337.
Segundo os dados estatísticos, que podem ser encontrados no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), foram 2.001 pedidos de registro para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal e 14 solicitações de registro de chapa ao Executivo. Houve, no caso de pedido de candidatura de vice-prefeito, duas renúncias e uma substituição.
Como o juízo da 1ª Zona Eleitoral, responsável pelo julgamento dos pedidos, negou o registro de candidatura do Partido Novo, e não houve recurso, restaram 13 concorrentes à Prefeitura:
Andrea Matarazzo (PSD)
Antônio Carlos (PCO)
Arthur do Val Mamãe Falei (PATRIOTA)
Bruno Covas (PSDB)
Celso Russomanno (REPUBLICANOS)
Guilherme Boulos (PSOL)
Jilmar Tatto (PT)
Joice Hasselmann (PSL)
Levy Fidelix (PRTB)
Márcio França (PSB)
Marina Helou (REDE)
Orlando Silva (PC DO B)
Vera (PSTU)
Fim das coligações
A Emenda Constitucional nº 97/2017 estabeleceu o fim das coligações partidárias nas eleições para cargos proporcionais a partir deste ano. O impacto da novidade pode explicar o aumento das candidaturas, com destaque para o crescimento da participação feminina.
Em números absolutos, houve um aumento de 59,7% de pedidos de registro de candidatas à Câmara neste ano em relação a 2016(de 412 para 658). No caso dos homens, o aumento foi de 48,7%. Contudo, a representação masculina em 2020 ainda é, praticamente, o dobro da feminina. Tanto em 2016 quanto agora, para cada mulher com pedido de registro, há dois homens.
Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, o pleito foi adiado, e o primeiro turno acontece no domingo, 15. O horário de votação também será diferente. Começa mais cedo, às 7 horas, e acaba às 17 horas. Entre 7 e 10 horas a preferência de voto é dos eleitores acima de 60 anos.
Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo