Foto: Eduardo Micheletto

Deputado Enio Tatto mobiliza comissão de saúde da Assembleia Legislativa e faz visita a hospitais na Zona Sul

Prontos-socorros Pedreira e Grajaú estão fechados desde o início do ano sem previsão de reabertura

 

A manhã chuvosa de segunda-feira 18/10, não impediu a visita de uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo a três unidades de saúde na Zona sul da cidade: o Pronto-Socorro Municipal Maria Antonieta, atualmente em reforma, e os hospitais estaduais Grajaú e Pedreira. 

De acordo com o deputado Enio Tatto (PT), houve resistência por parte do governo do Estado em permitir a inspeção que aconteceu graças a um requerimento protocolado pelo próprio deputado e aprovado na Comissão de Saúde da Assembleia: “Eles (o governo) tentaram barrar nossa visita porque nossa missão aqui é denunciar, fazer pressão e mostrar que a população não sabe mais para onde correr. Os prontos-socorros estão fechados, as pessoas são encaminhadas para AMAs e UBSs e vira uma bola de neve com superlotação de todos os equipamentos”, declarou o deputado petista. 

Desde fevereiro, seis hospitais da grande São Paulo passaram a receber somente casos graves. Quem chega aos prontos-socorros dos hospitais de Pedreira, Grajaú, Vila Alpina ou do Itaim Paulista é orientado a buscar outra unidade de pronto-atendimento. O mesmo acontece com as unidades de Mogi das Cruzes e Itapecerica da Serra.  A gestão estadual de Saúde caracteriza as mudanças como uma medida necessária para organizar o atendimento para que os hospitais estaduais atendam os casos mais graves e a rede municipal – AMAs, UPAs e UBSs – atendam os demais pacientes. 

Na prática, isso não funciona porque o sistema municipal já opera além do limite. As AMAs, UPAs e UBSs não conseguem atender toda a demanda e o que a gente vê são unidades superlotadas, pessoas sem atendimento, cenas tristes que eu gostaria muito que o governador e o prefeito pudessem presenciar como eu vi na última segunda-feira”, destacou Tatto. No extremo da Zona Sul, onde o deputado Enio Tatto e seus irmãos (também políticos) moram, o problema é ainda mais grave. Além do fechamento dos prontos-socorros do Pedreira e do Grajaú, o PS Maria Antonieta passa por reforma. A Secretaria Municipal de Saúde havia dado uma previsão de entrega do equipamento no começo de outubro, mas de acordo com o que relatou o deputado petista, a obra está atrasada e dificilmente será finalizada em 27 novembro próximo, novo prazo fixado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A visita contou ainda com a presença dos deputados José Américo, Maurici, Dr. Jorge do Carmo, os três também do PT, e do Coronel Nishikawa, do PSL. Também participaram os vereadores Jair Tatto e Alfredinho, ambos do PT.