Coluna Walter Tesch

Criando sonhos em direção ao futuro

Walter Tesch

Em Parelheiros se desenvolve uma ação de educação, sensibilização e conhecimento de conceitos básicos sobre ciência do espaço, atmosfera. 

É um trabalho de sensibilização sobre nossa relação com o Planeta. Podemos refletir esta temática a partir do que apontou R. Buckminster Fuller no seu “Manual de Instruções Para a Espaçonave Terra”. 

Descobrimos que nosso planetinha singra pelo Mar Cósmico, desconhecemos a rota, não temos manual de instrução, nem nave mãe para nos salvar. 

Pior, recentemente descobrimos avarias no “sistema de suporte da vida” e a tripulação e passageiros não se entendem sobre as providências, realizam conferências e debates muitas vezes ineficazes, sem lideranças que apontem um futuro.

Um exemplo é a pedagogia conduzida pelo “Club the Future” fundado pela empresa de exploração espacial “Blue Origen” apontando estimular a formação técnica de futuras gerações. 

Este trabalho estimula “uma visão de futuro”, uma “teia de intersubjetividade” que aumenta um ativo denominado “fator comunidade” (ou chamado “capital social”) cultivando lideranças científicas e quem sabe futuros astronautas. 

O Brasil tem um Astronauta, a Agência Espacial Brasileira, dois Centros de Lançamentos o de Alcântara e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. 

Esta cultura está sendo assimilada pelos jovens de Parelheiros que se somam a ações sinérgicas: do Planetário no CEU, da Cratera Meteorítica, do Observatório RJNP e o projeto de construção do “Geoparque Cratera de Colônia”. 

Uma das atividades conduzidas por Ana Frank. “Embaixadora do Club the Future” é a elaboração de cartões postais que vão para o espaço com a tripulação dos foguetes. 

Os cartões são recuperados com a marca “Voando para o Espaço” e devolvidos aos estudantes das escolas no Brasil tornando-se experiência singular para sua lembrança no futuro.