Centro para Crianças e Adolescentes Luca oferece oficina de libras na Zona Sul

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Luca, equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), oferece aulas de libras para crianças atendidas pelo serviço. As atividades retornaram à modalidade presencial nesta terça-feira (06). Por meio do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, as crianças conseguem inserir os deficientes auditivos e surdos nas conversas diárias, fazendo com que a comunicação seja cada vez mais inclusiva e aconteça de maneira efetiva.

Quando aconteciam de forma remota, as principais atividades da oficina consistiam em passar o conteúdo de significados dos sinais, incluir a linguagem em possíveis brincadeiras e jogos com as crianças e estimular atividades em grupo com devolutivas comentadas. Durante esse período, os organizadores buscaram, ainda, inserir a linguagem de libras na programação de outras atividades previstas para o retorno ao espaço do CCA, localizado no M’Boi Mirim, Zona Sul da capital paulista.

Com o retorno da programação presencial, o serviço trouxe novas atividades que já faziam parte do cronograma do oficineiro responsável, Edmundo Vieira. Com a volta ao equipamento municipal, os funcionários têm priorizado as atividades que não se encaixam no modelo on-line devido à dinamicidade, como o jogo da velha humano, caça-palavras em libras, entre muitas outras.

Ainda nesta terça-feira (06), foi realizada a brincadeira “Quem sou eu?”, que consiste em colocar um papel na testa de um jogador e o próprio, sem saber, deve adivinhar quem é a partir de perguntas realizadas por outras crianças. “Como as crianças atendidas são competitivas, inserimos a linguagem de libras também em jogos, brincadeiras e atividades que prendem melhor a atenção e, assim, passam a estimular o aprendizado de todas elas”, destacou Edmundo Vieira.