O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Luca, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou esta semana diversas atividades sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O equipamento está localizado no Jardim Capelinha, distrito de Capão Redondo, Zona Sul da capital.
Entre essas ações houve uma roda de conversa para, primeiramente, saber até onde os jovens entendiam sobre o assunto e, na sequência, abordar o tema de forma leve e ensiná-los como identificar essas formas de violência.
Em função da campanha Faça Bonito – que tem como objetivo sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente – o CCA elaborou um projeto semestral para inserir o tema em outras atividades socioeducativas e abordá-lo ao longo do ano.
O serviço também fez uma campanha em suas redes sociais para conscientizar a comunidade e os familiares dos atendidos. A gerente do CCA Luca, Leila Bernardes, relatou como foi realizar o trabalho, por conta da pandemia.
“Tivemos que recorrer às mídias sociais, como o WhatsApp. Lá temos diversos grupos com todas as famílias e enviamos comunicados para elas. Também postamos nos status para alcançarmos o máximo de pessoas”, afirmou.