Bairro Jardim Promissão, em Santo Amaro, recebe o Programa Vizinhança Solidária

Criado pela Polícia Militar e instituído por lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2018, o programa Vizinhança Solidária cresceu e já está presente em diversos bairros da cidade, sempre com o objetivo principal de auxiliar na redução da criminalidade por meio de parcerias comunitárias.

Desta vez, a ação chega ao bairro Jardim Promissão, no distrito de Santo Amaro, onde haverá a fixação de faixas com dizeres preventivo-educativos no intuito de coibir delitos e demonstrar o estreitamento da polícia com moradores. Junto a isso, também formaliza a criação da Patrulha Maria da Penha, na qual policiais militares são designados para acompanhar demandas pontuais de forma planejada para assim, com união de esforços, propostas de ações comunitárias serão apresentadas a fim de expandir e fortalecer o Programa Vizinhança Solidária bem como fomentar o espírito preventivo para diminuição da violência doméstica. Os pontos escolhidos para a fixação das faixas foram selecionados estrategicamente, são locais onde há grande fluxo de pessoas e as vias que circundam o bairro para que assim, aumente a sensação de segurança.

O trabalho exige a atuação constante da população e das patrulhas policiais. Qualquer movimentação suspeita numa rua, por exemplo, os moradores se comunicam e acionam a Polícia Militar. A viatura mais próxima é direcionada para o local, atuando na prevenção de possíveis crimes. De acordo com a corporação, um dos casos de maior efetividade no Estado de São Paulo ocorreu no bairro dos Jardins, na capital paulista, onde os casos de furto e roubo caíram 60% entre um ano e outro. Ainda segundo a Polícia Militar, a média na redução dos crimes onde o programa foi implantado é de 60 a 90%.