Júri Técnico premiou “É Exatamente Isso!”, de Rubia Bernasci/Divulgação

Anunciados curtas-metragens vencedores da primeira edição do Fic Pangeia – Festival Internacional Pangeia

Público e júri técnico escolhem as produções que trazem histórias que se relacionam com o tema  “Conexões Américas e África”

 

O FIC Pangeia (Festival Internacional de Curtas Pangeia), que faz parte da 3° Edição do Festival Cultural Pangeia, anunciou os dois ganhadores: Na categoria Voto Popular “Trava Gira” de Jonas Junior, apresenta uma experimentação de imagem e som que investiga o corpo de uma mulher trans negra sobre seu próprio domínio, vivência na sociedade e seu encontro na religiosidade da matriz africana. Já o Júri Técnico premiou “É Exatamente Isso!”, de Rubia Bernasci, que de forma lúdica mostra os pequenos sinais de racismo que permeiam nossa sociedade desde a primeira infância. Os curtas-metragens se relacionam com o tema “Conexões Américas e África”, que conectam os povos das duas regiões em um mesmo local, mostrando o dia a dia das nações que, mesmo distantes, possuem inúmeras coisas em comum, relacionadas a construção de uma identidade cultural e social.

Foram mais de 130 inscrições de curtas-metragens recebidas de todas as regiões do Brasil, países da América do Sul como Chile, Equador e Argentina, além de países africanos como Moçambique, nos mais variados gêneros entre documentários, ficção, animação, experimental ou híbridos com no máximo cinco minutos de duração. Isso mostra a relevância do evento e a importância em se discutir temas universais como: racismo, desigualdade social, a vida nas periferias, questões de gênero, meio ambiente, o descaso do poder público com essa parcela da população, a luta por direitos iguais entre outros. O júri técnico foi composto por Naná Prudêncio, produtora audiovisual e fundadora da Zalika Produções, o filósofo e cineasta moçambicano Carlos Massingue e Priscila Magalhães coordenadora de audiovisual e produtora do festival. 

“É Exatamente Isso!”, escolhido pelo júri vai ganhar um prêmio de mil reais, kit Pangeia e mixagem profissional da produtora Play It Again. A escolha do público “Trava Gira” vai receber R$500,00 e o kit Pangeia. Os vencedores das duas categorias se juntam aos curtas-metragens finalistas, mais três trabalhos selecionados pelos jurados e cinco produções de convidados, irão compor os 18 filmes que ficarão disponíveis para o público, de graça, na plataforma Todesplay, do dia 23 de novembro a 23 de dezembro.

Para assistir gratuitamente as duas produções vencedoras basta acessar os links no YouTube do Festival Cultural.

Ficha técnica:

 Título: Trava Gira – Vencedor Voto Popular

Direção:  Jonas Júnior

Duração: 3 minutos e 6 segundos 

País: Brasil 

Link: https://youtu.be/tA2tJnOVUgs

Título:  É exatamente isso – Vencedor pelo voto do Júri Técnico

Direção: Rubia Bernasci 

Duração: 5 minutos e 56 segundos 

País: Brasil 

Link: https://youtu.be/LmkELZyo0Ow

 

Sobre o Festival Cultural Pangeia

O nome do festival é uma referência a Pangeia, que era o grande continente, a primeira crosta terrestre que existiu antes da separação que formaram os seis continentes que conhecemos hoje: África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida. Apesar das divisões continentais, a proposta é a união das culturas, influenciada e construída a partir de intervenções artísticas com diversas atrações e o mapeamento de artistas. O Festival Cultural Pangeia foi contemplado nos anos de 2016 e 2017 pelo Programa VAI da Secretaria de Cultura de São Paulo. Na atual edição o festival foi contemplado em 2019 no 4º Programa de Fomento a Periferia com o projeto “Conexão Américas e África”, relacionando a influência da cultura Afrodiaspórica nas Américas.

Serviço:

Site: www.festivalpangeia.com.br

Redes Sociais:

Facebook – www.facebook.com/festivalpangeia

Instagram – @festivalpangeia

YouTube – Festival Cultural Pangeia