O futebol sempre foi e continua sendo o esporte queridinho das crianças, especialmente dos meninos. Mas, é importante mostrarmos que o esporte tem que ser competitivo de forma saudável, mas também precisa incentivar e despertar nas crianças outros sentimentos, como parceria, empatia e respeito, reforçando também que pode ser um sonho atingível para quem se dedica, mas também pode ser apenas um hobby.
Segue lista de 4 livros que vão ajudar as crianças a terem essa visão:
Heitor Goleador
Baseado em fatos reais e escrito pelo educador físico e empresário Renato Carvalheiro, sócio da A10 Academy, empresa de Intercâmbio Esportivo com mais de 10 anos de atuação no mercado e mais de 900 estudantes-atletas levados para estudar e praticar futebol em Escolas e Universidades Americanas e Canadenses, o livro conta uma história inspirada em fatos reais, que visa promover conhecimento e consciência das crianças.
Feito através de ilustrações e voltado ao público infantil, o livro conta a história de um ex-aluno de Renato, que passou pelo intercâmbio, fez parte do futebol de base, mas no fim, acabou optando por seguir outra carreira executiva, e, hoje continua jogando futebol, mas como hobby e meio de diversão. O objetivo do livro é justamente educar e ensinar as crianças desde cedo que o futebol tanto pode ser profissional como não, e, que não deve ser uma frustração para quem não seguir essa carreira, principalmente os meninos, que em grande parte possuem esse sonho quando pequenos.
O Presente
Escrito por Odilon Moraes, o livro-imagem conta a história de um menino que estava extremamente decepcionado com a derrota do Brasil na Copa do Mundo, deixando bem clara a sua tristeza. Com isso, a história retrata os sentimentos que o esporte suscita, tornando o livro uma complexa formação de sentimentos, e, formação de compromisso, que a cultura e a sociedade brasileira foram capazes de produzir, como escreve o professor e psicanalista Tales A. M. Ab’Sáber na quarta capa do livro.
Café com Leite
O autor Illan Brenman tem como protagonista nessa história a pequena Ana que acompanha as partidas de futebol do irmão mais velho, Mateus. O segredo que ela carrega consigo é que ela, além de torcedora, gostaria de ser jogadora. É claro que os meninos não permitem. Mas com paciência, Ana vai ganhando campo até ter a bola no pé. As colagens de Bruna Assis Brasil colocam as personagens na paisagem de uma cidade antiga – o que parece sugerir que essa partida da demarcação de territórios entre meninos e meninas acontece há muito tempo.
Bem Bolado
Neste livro, escrito por Fátima Mesquita, você irá fazer um passeio pelos campinhos improvisados da história do futebol, viajando por vários países e
descortinando a geografia desse esporte. Além disso, vai descobrir a matemática e as ciências escondidas no bate-bola e as questões éticas e sociais que devem pautar a vida de todo boleiro. Prepare-se para entrar em campo!